CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético x Fluminense: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Atlético e Fluminense medirão forças pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro; saiba tudo sobre o jogo na Arena MRV

Compartilhe
google-news-logo

Exatos 154 dias depois, o Atlético está de volta à Arena MRV – o estádio do clube alvinegro no Bairro Califórnia, em Belo Horizonte. Motivado pelo retorno à casa própria, o Galo tentará, a partir das 17h30 deste domingo (11/5), dar resposta positiva em duelo contra o Fluminense após vexame na fase de grupos da Copa Sul-Americana. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o jogo pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: onde assistir ao vivo, desfalques, prováveis escalações, declarações de personagens e mais.

Na noite da última quinta-feira (8/5), o Atlético deixou péssima impressão aos seus torcedores em compromisso pela quarta rodada do Grupo H da Sul-Americana. Punido por “apagões” defensivos no Estádio Tierra de Campeones, em Iquique, o Galo perdeu para o Deportes Iquique, lanterna do Campeonato Chileno, por 3 a 2.

O resultado fez com que o clube mineiro, estagnado nos cinco pontos, perdesse a liderança da chave. Com vitória sobre o Caracas-VEN, o Cienciano-PER assumiu a ponta do Grupo H, com seis pontos.

Águas passadas. O Atlético agora vira a chave para o Campeonato Brasileiro – competição na qual ocupa a 10ª posição na tabela de classificação, com nove pontos.

O time de Cuca vem de três jogos de invencibilidade na Série A e espera se aproximar dos primeiros colocados. Neste recorte recente, o Galo venceu o Botafogo (1 a 0), empatou com o Mirassol (2 a 2) e venceu o Juventude (1 a 0).

Atlético tem Arena MRV como aliada

A última partida do Atlético na Arena MRV ocorreu em 8 de dezembro de 2024. Na ocasião, o Galo contou com gol “salvador” do meio-campista Rubens para vencer o Athletico-PR (1 a 0) pela última rodada do Campeonato Brasileiro, rebaixando o Furacão à Série B, escapando do descenso e conquistando vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

Naquela ocasião, o confronto foi disputado com portões fechados, já que o clube mineiro havia sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em virtude das cenas de selvageria protagonizadas por alguns torcedores na final da Copa do Brasil do ano passado – na qual o Atlético acabou superado pelo Flamengo.

A gestão da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Galo aproveitou o período entre temporadas para promover uma série de melhorias na Arena MRV. A diretoria alvinegra optou pela instalação do gramado sintético, colocou placas de ACM (Material Composto de Alumínio, na tradução da sigla para o português) em uma parte da cobertura do estádio e reformulou todo o protocolo de segurança dos dias de jogos.

Agora, os jogadores esperam ampliar os bons números construídos pelo Atlético no local. Até então, foram 26 vitórias, nove empates e apenas sete derrotas alvinegras em 42 jogos na Arena MRV – dados traduzidos em aproveitamento pouco superior a 69%.

Arena MRV, estádio do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Arena MRV, estádio do Atlético, com gramado sintético(foto: Pedro Souza/Atlético)

O momento do Fluminense

O primeiro adversário do Atlético no retorno à Arena MRV faz bom início de Campeonato Brasileiro, mas também tropeçou na Copa Sul-Americana no meio da semana. O Fluminense é o quinto colocado da Série A, com 13 pontos – a três do líder Palmeiras.

Na sétima rodada da competição nacional, em 3 de maio, o Tricolor das Laranjeiras contou com gols de Kevin Serna e Everaldo para buscar virada sobre o Sport (2 a 1) no Maracanã, no Rio de Janeiro.

De toda forma, na última quinta-feira, o Fluminense perdeu para o GV San José (1 a 0) no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O time de Renato Gaúcho é o vice-líder do Grupo F no torneio continental, a dois pontos do líder Once Caldas, da Colômbia.

Atlético x Fluminense: onde assistir ao vivo

O jogo entre Atlético e Fluminense terá transmissão na TV aberta e também por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).

  • Globo
  • Premiere

Atlético x Fluminense: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pela oitava rodada do Brasileirão. Saiba quem deve iniciar jogando na Arena MRV.

Atlético

O Atlético se apoia no retorno do atacante Hulk, referência técnica do time alvinegro desde 2021. O paraibano ficou de fora dos últimos dois compromissos do Galo – primeiro por suspensão automática no Brasileirão e, posteriormente, por ter passado por processo de fortalecimento muscular.

O técnico Cuca também deve promover os retornos de dois atletas poupados da equipe titular na derrota diante do Iquique. São eles: o lateral-direito Natanael e o atacante Tomás Cuello.

Há dúvidas em relação à formação do Atlético na defesa e no ataque. O zagueiro Igor Rabello pode ganhar a vaga de Rômulo, enquanto Vitor Hugo – outro da posição – pode entrar no lugar de Caio, em cenário que forçaria a utilização de Junior Alonso como lateral-esquerdo.

No meio-campo, Fausto Vera também não esteve entre os titulares contra o Iquique. Ainda assim, o argentino pode não retornar em função de uma possível permanência de Igor Gomes no setor.

No treino do Galo nesse sábado (10/5), na Arena MRV, o zagueiro Lyanco (com lesão na coxa esquerda) e o meio-campista Alan Franco (com contusão óssea no joelho direito) fizeram trabalhos individuais e, depois, participaram de parte das atividades com o restante do grupo. Há a possibilidade de que a dupla seja relacionada por Cuca para a partida contra o Fluminense, mas a probabilidade de que isso ocorra é baixa.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael, Rômulo (Igor Rabello), Junior Alonso e Caio (Vitor Hugo); Fausto Vera (Igor Gomes), Rubens e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk
  • Pendurado do Atlético: Tomás Cuello
  • Desfalques do Atlético: Guilherme Arana (lesão na coxa direita), Gabriel Menino (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo), Caio Maia (cirurgia no joelho direito) e Cadu (cirurgia no joelho direito)
Hulk voltará ao time titular do Atlético diante do Fluminense - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Hulk voltará ao time titular do Atlético diante do Fluminense(foto: Pedro Souza/Atlético)

Fluminense

Renato Gaúcho deve promover ao menos uma mudança no time do Fluminense em relação à escalação utilizada na vitória sobre o Sport. É provável que Nonato ganhe vaga antes ocupada por Hércules no meio-campo.

No setor defensivo, o Tricolor das Laranjeiras pode contar com o importante retorno do zagueiro Thiago Silva, que está recuperado de lesão e já treina normalmente com os companheiros. Segundo o ge, de toda forma, o departamento médico do clube carioca avalia o risco de acionar o atleta já como titular.

Pelo lado esquerdo do ataque, a disputa está aberta entre Canobbio e Keno, este ex-Galo. Multicampeão pelo Atlético, o atacante está recuperado de dores musculares e também pode aparecer na formação inicial do Flu.

  • Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva), Freytes e Fuentes; Martinelli, Nonato e Ganso; John Arias, Canobbio (Keno) e Everaldo
  • Pendurado do Fluminense: Facundo Bernal
  • Desfalques do Fluminense: Otávio (lesão no tendão de Aquiles da perna direita), Riquelme (transição) e Germán Cano (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo)

Atlético x Fluminense: os personagens

  • Everson, goleiro do Atlético: “Juntar os cacos agora, porque temos um jogo importantíssimo no Brasileiro, onde a gente vem de bons jogos. Nos últimos três jogos no Brasileiro, fizemos sete pontos. É levar esses bons jogos no Brasileiro, voltar para a nossa casa, diante do nosso torcedor. Mais uma vez, pedir desculpas pelo resultado (contra o Iquique), mas a gente tem um jogo no domingo de suma importância para poder vencer e procurar olhar mais para cima na tabela.”
  • Renato Gaúcho, técnico do Fluminense: “O mais importante de tudo, e infelizmente está acontecendo agora, é a falta de tempo para trabalhar. Cheguei, comecei, a cada três dias um jogo. A gente precisa melhorar? Claro que a gente precisa melhorar. Mas eu também tenho que dar os parabéns pelo meu grupo pelo que a gente tem feito de bom. É só você olhar a tabela do Campeonato Brasileiro. (…) O Fluminense está brigando na parte de cima da tabela.”

Atlético x Fluminense: arbitragem

  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
  • Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
  • VAR: Wagner Reway (SC)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe
google-news-logo