ATLÉTICO

Atlético: Cuca admite ‘disparidade’ no elenco e diz quando pode poupar titulares

Técnico do Atlético, Cuca deseja poupar titulares, mas tem dificuldade devido ao elenco curto e ao acúmulo de problemas físicos

Compartilhe

Oito semanas seguidas com duas partidas em cada. Dezessete jogos desde o fim de março. Assim como os outros clubes que disputam Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e competições sul-americanas, o Atlético percorre uma maratona que exige muito do elenco, e Cuca admitiu haver uma “disparidade” entre titulares e reservas. Mesmo assim, o técnico disse que, em breve, pode poupar os principais jogadores.

A partir do início do Brasileiro, o Galo disputou 10 rodadas da Série A, dois jogos da Copa do Brasil e cinco partidas da Sul-Americana. Desde 29 de março, são seis vitórias, oito empates, três derrotas e várias lesões.

O elenco, que teve 50,9% de aproveitamento nesse recorte, sofreu bastante com acúmulo de jogos.

Além de estar sem os titulares Guilherme Arana e Tomás Cuello, que estão entregues ao departamento médico, o Atlético teve vários desfalques importantes em jogos específicos, como Lyanco, Alan Franco, Hulk e outros. No empate por 0 a 0 com o Corinthians, no sábado (24/5), o alvinegro enfrentou um “surto de virose”, como destacado por Cuca.

“Contra o Corinthians, a gente já começou menos forte. A gente está com seis atletas gripados. Menino não conseguiu nem ir para o estádio. Natanael, Everson e mais quatro jogaram também sem a ideal condição. E, dentro desses jogos, na intensidade que são, você não consegue jogar em alto nível toda vez”

Cuca, técnico do Atlético

Cuca admite que deve poupar titulares do Atlético em breve

O desgaste físico e os diversos problemas prejudicaram as trocas de Cuca. O elenco, que já era curto, como o próprio técnico destacou repetidas vezes, ficou ainda mais debilitado. Diante do Corinthians, os atletas que ficaram no banco somam apenas nove participações em gols em 2025, sendo que seis (66,7%) foram de Igor Gomes e Júnior Santos, as principais opções do treinador no jogo na Arena MRV.

Até por isso, Cuca admitiu que há uma disparidade entre o time titular e o reserva. O técnico do Galo ressaltou que deseja descansar alguns titulares – Rubens, por exemplo, jogou todas as partidas oficiais do time principal em 2025 -, mas não o fará na quinta-feira (29/5), às 21h30, no duelo com Cienciano-PER, na Arena MRV, devido à necessidade de clssificação na Copa Sul-Americana.

“Você tem que rodar o time. A gente tem tentado rodar dentro do que podemos também, porque existe uma disparidade do titular com o reserva. Agora, lhe pergunto: ‘Vamos poupar quinta-feira?’ Tiramos os titulares e perdemos o primeiro lugar ou nem classificamos. Vale a pena?”, destacou Cuca.

Depois da última rodada da fase de grupos do torneio continental, em que o Galo precisa vencer para ir às oitavas, a equipe viajará para Fortaleza. No domingo (1º/6), às 18h30, o Atlético enfrentará o Ceará, no Castelão, pela 11ª rodada do Brasileiro. Nesse jogo, Cuca pode poupar alguns titulares.

“Agora, no domingo é outro jogo. Lá no Ceará, de repente, a gente pode pensar nisso. Temos um elenco curto, por isso que não dá pra ir poupando muitos jogadores ao mesmo tempo toda vez […] Eu mesmo estou cansado. Mentalmente, você se cansa. São muitos jogadores machucados. A gente fica, até na hora do jogo, em contato com departamento médico. Você não pode fazer as trocas que você quer. É difícil”

Cuca, treinador do Atlético

Após essas partidas diante de Cienciano e Ceará, o Atlético terá 11 dias de descanso pela data Fifa e só voltará a campo em 12 de junho, às 21h30, diante do Internacional, na Arena MRV. Após esse duelo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clube respirará por causa da pausa para o Mundial de Clubes e jogará novamente apenas em julho.

Compartilhe
Sair da versão mobile