CAMPEONATO BRASILEIRO

Ceará x Atlético: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Ceará e Atlético medirão forças pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro; saiba todas as informações sobre o jogo

Compartilhe
google-news-logo

O momento é de pressão. Em meio a cobranças de torcedores, o Atlético tenta dar resposta positiva em duelo contra o Ceará, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O ambiente deve ser desafiador para a equipe mineira: a expectativa em Fortaleza é de “casa cheia” na Arena Castelão para o confronto que se inicia às 18h30 deste domingo (1º/6). A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre a partida: onde assistir ao vivo, desfalques, prováveis escalações, declarações de jogadores e muito mais.

Ainda que tenha apenas uma derrota no recorte dos últimos 12 jogos, o Atlético atravessa fase conturbada. O motivo é claro: a equipe de Cuca não tem conseguido desempenhar, dentro das quatro linhas, o esperado pela torcida.

Na última quinta-feira (29/5), o cenário de cobranças se intensificou com o empate com o Cienciano-PER (1 a 1), pela sexta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana. Com o resultado inesperado na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo confirmou apenas a vice-liderança da chave e avançou aos playoffs da competição continental – fase antecedente às oitavas de final.

Depois do apito final na Arena MRV, a maior parte dos torcedores presentes entoou nas arquibancadas: “Time sem vergonha”. Em entrevista coletiva, o técnico Cuca deu razão aos torcedores pelas cobranças e reconheceu o mau momento.

O problema fica ainda maior na medida em que a análise do clube abrange outros aspectos. Com endividamento bilionário, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Atlético tem enfrentado dificuldades para honrar compromissos financeiros e, neste mês de maio, voltou a atrasar o pagamento dos direitos de imagem aos atletas.

A gestão alvinegra também tem recebido cobranças por novos reforços. A maior parte da torcida espera por contratações que cheguem ao clube com condições de titularidade na próxima janela de transferências.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo ocupa a 10ª colocação na tabela de classificação, com 14 pontos – um a menos do que o Ceará, primeiro clube no G6 (zona classificatória para a Copa Libertadores de 2025).

Victor Bagy (diretor de futebol), Rafael Menin (investidor) e Paulo Bracks (CSO) na Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Victor Bagy (diretor de futebol), Rafael Menin (investidor) e Paulo Bracks (CSO) na Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Ceará faz bom ano e tem “vantagem física

Depois de passar dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ceará retornou à elite do futebol nacional com “dois pés na porta”. Com campanha surpreendente na principal competição do país até aqui, o próximo adversário do Atlético vive bom começo de temporada e, de acordo com as palavras do técnico Cuca, terá “vantagem física” no duelo contra o Galo pelo Brasileirão.

Mesmo com um jogo a menos em relação aos concorrentes, o Ceará ocupa a sexta posição na tabela de classificação da Série A, com 15 pontos, integrando a zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. Até aqui, a campanha do time comandado por Léo Condé teve quatro vitórias, três empates e apenas duas derrotas no Brasileirão.

Grêmio, Vasco, Vitória e Sport foram os times derrotados pelo Vozão na competição. O começo confirma o bom primeiro semestre da equipe nordestina, que venceu o Campeonato Cearense diante do arquirrival Fortaleza.

Em meio ao momento positivo, o centroavante Pedro Raul divide com Pedro, do Flamengo, o posto de sexto maior artilheiro da Série A. Ambos marcaram quatro gols nesta arrancada inicial.

Em contrapartida, o Ceará sofreu baque na terceira fase da Copa do Brasil. A equipe alvinegra deu adeus ao torneio mata-mata após duas derrotas para o Palmeiras – tanto como mandante (1 a 0) quanto como visitante (3 a 0).

O último compromisso do Ceará nesta temporada foi justamente a goleada sofrida diante do Palmeiras, em 22 de maio, pela Copa do Brasil. De lá até o duelo contra o Atlético, o Vozão completará nove dias mesclando descanso e preparação.

Técnico da equipe mineira, Cuca disse ver “vantagem física” do Ceará ao projetar o confronto. Desde 21 de maio, o Atlético entrou em campo três vezes na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Lucas Mugni, meio-campista do Ceará - (foto: Divulgação/Ceará)
Lucas Mugni, meio-campista do Ceará(foto: Divulgação/Ceará)

Ceará x Atlético: onde assistir ao vivo

O jogo entre Ceará e Atlético terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).

  • Premiere

Ceará x Atlético: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba quem deve iniciar jogando na Arena Castelão.

Ceará

Sem jogar há nove dias, o Ceará tem quase todo elenco à disposição para o jogo contra o Atlético. O técnico Léo Condé deve manter o time considerado titular diante do Galo.

  • Provável escalação do Ceará: Fernando Miguel; Fabiano, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral e Lucas Mugni; Pedro Henrique, Galeano e Pedro Raul
  • Pendurados do Ceará: Matheus Bahia, Lucas Mugni, Antonio Galeano e Pedro Raul
  • Desfalques do Ceará: Richard (cirurgia no tornozelo esquerdo), Luiz Otávio (cirurgia no joelho direito) e Richardson (cirurgia no pé)

Atlético

Na entrevista coletiva que concedeu após o empate com o Cienciano, Cuca deixou claro que ainda não encontrou um “time ideal” no Atlético. O treinador paranaense deu a entender que deve realizar algumas mudanças na escalação alvinegra para o jogo contra o Ceará.

A tendência não é de reformulação completa, mas sim de manutenção de uma base com mexidas pontuais. Nomes como Everson, Lyanco, Rubens, Gustavo Scarpa, Rony e Hulk dificilmente deixarão o 11 inicial.

Por outro lado, há disputas em aberto em todos os setores. Saravia, Vitor Hugo, Fausto Vera, Gabriel Menino e Bernard (ou Júnior Santos) ameaçam as vagas ocupadas por Natanael, Junior Alonso, Patrick, Alan Franco e Igor Gomes, respectivamente, diante do Cienciano.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael (Saravia), Lyanco, Junior Alonso (Vitor Hugo) e Rubens; Patrick (Fausto Vera), Alan Franco (Gabriel Menino), Igor Gomes (Bernard ou Júnior Santos) e Gustavo Scarpa; Rony e Hulk
  • Pendurados do Atlético: Lyanco, Junior Alonso, Rubens e Rony
  • Desfalques do Atlético: Guilherme Arana (lesão na região posterior da coxa direita), Brahian Palacios (gastroenterite), Cuello (lesão na coxa direita), Caio Maia (cirurgia no joelho direito) e Cadu (cirurgia no joelho direito)

Ceará x Atlético: os personagens

  • Fernando Miguel, goleiro do Ceará: “A gente chega com a expectativa alta, com a motivação lá em cima e com a concentração necessária para esse jogo. A gente fala que o Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil – e não tem, de fato. O Atlético Mineiro, para mim, é uma das grandes equipes da competição, com grandes atletas e investimento muito alto neste ano também. Então, a gente espera um jogo muito difícil, uma equipe de muita qualidade, mas com a nossa presença também lá dentro de campo. Com a convicção de que nós podemos vencer, nós podemos competir e nós podemos, com a nossa entrega, concentração e estratégia para o jogo, buscar o resultado.”
  • Hulk, atacante do Atlético: “A gente tem que ter muito cuidado do como fala, porque, às vezes, você não será bem interpretado e passar a mensagem que tem que ser passada. Mas há coisas que têm que ser conversadas e melhoradas internamente. Eu falo entre a gente, no nosso dia a dia. Só quem pode mudar isso somos nós, jogadores, e a comissão. Isso tem que ser conversado. Não podemos ficar expondo as situações, pois existe respeito acima de tudo. É assumir a responsabilidade e saber que a cobrança vai existir. A nossa profissão é isso. Temos de dar o nosso melhor para tentar dar alegria à massa atleticana.”

Ceará x Atlético: arbitragem

  • Árbitro: Alex Gomes Stéfano (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe
google-news-logo