ATLÉTICO

Cuca explica Hulk no banco do Atlético e afirma: ‘Estratégia foi perfeita’

Cuca surpreendeu ao deixar Hulk fora do time titular do Atlético em jogo contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro; entenda decisão

Às 17h31 deste domingo (1°/6), a divulgação da escalação do Atlético foi motivo de surpresa para os torcedores alvinegros. Diante do Ceará, o atacante Hulk, principal referência técnica da equipe desde 2021, começaria a partida no banco de reservas na Arena Castelão, em Fortaleza. Mas por quê? O técnico Cuca explicou a decisão em entrevista concedida após o confronto pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Cuca optou pela entrada do zagueiro Vitor Hugo no time titular do Atlético na vaga ocupada por Hulk. Com a mudança, Rony passou a ser o único atacante no sistema ofensivo do Galo.

O time alvinegro criou pouco na etapa inicial, e o treinador paranaense promoveu a entrada de Hulk na vaga de Vitor Hugo logo no intervalo. A produtividade ofensiva cresceu e, em lance de rara felicidade, Rony acertou chute que selou vitória do Atlético sobre o Ceará, por 1 a 0, na Arena Castelão.

“Posso resumir para você de trás para diante: você acha que a gente jogaria um segundo tempo igual a gente jogou se eu entro como entrei no primeiro tempo, tendo jogado quinta-feira até meia-noite? E o adversário com 50 mil pessoas a favor, com 10 dias de trabalho, sem viagem… Então, é o risco que o treinador corre. Ninguém tirou o Hulk do time. Nós estrategiamos em ganhar o jogo com ele no segundo tempo, e isso foi conversado com o jogador”, explicou Cuca.

“Nós não podíamos perder no primeiro tempo. A gente tinha que equilibrar as condições físicas para, no segundo tempo ganhar. E aí, a gente fez a estratégia. Corre esse risco. Lógico que eu sei que eu sou criticado, porque entra só com um atacante, ‘não tem ambição de ganhar’, está com três zagueiros, enfim”, acrescentou.

“Na sequência, é diferente”, assegura Cuca

Na sequência, o comandante alvinegro se mostrou consciente dos riscos que assumiu ao deixar Hulk de fora da escalação. Cuca garantiu que este cenário não deve se repetir na sequência da temporada.

“Mas o resultado fala por si. E nós vencemos. Isso que é o mais importante, e eu acho que a estratégia foi perfeita. Lógico que é muito arriscado deixar um grande ídolo, uma referência tão grande como o Hulk fora, mas não foi por opção técnica – e sim por estratégia. Hoje foi assim que a gente planejou, e deu certo. Agora, na sequência, é diferente”, frisou.

Próximo jogo do Atlético

O Atlético só voltará a campo em 12 de junho (uma quinta-feira), a partir das 21h30, para medir forças com o Internacional na Arena MRV, em Belo Horizonte. O compromisso será disputado pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe