
João Pedro Menin, neto de Rubens Menin, gestor da SAF do Atlético, reclamou nas redes sociais de uma “polarização” na torcida do Galo. Nesta terça-feira (10/6), o jovem herdeiro publicou na rede social X (antigo Twitter) uma carta aberta para os atleticanos.
No texto, o neto de Rubens Menin diz compreender as críticas direcionadas aos gestores da SAF – incluindo a própria família -, principalmente após as derrotas nas finais da Copa Libertadores, contra o Botafogo, e Copa do Brasil, diante do Flamengo, em 2024.
Entretanto, João Pedro teme que a divisão entre os torcedores prejudique o Atlético. Para o jovem, o Cruzeiro já não é nem mesmo o maior rival do clube.
“Anos se passaram, e agora, com preocupação, percebo que o maior rival do Galo, já não é mais o Cruzeiro, mas sim uma gigantesca polarização por parte de nossa própria torcida”, ressaltou, em trecho da carta.
“Venho aqui não para defender a gestão da minha família. Falo como torcedor. Como alguém que ama o Galo tanto quanto você que está lendo esta mensagem.Você pode não concordar com quem comanda o clube. Pode ‘e deve’ questionar decisões. Mas nunca devemos esquecer que quem está lá também é atleticano. E, como todos nós, sofre nas derrotas e se emociona nas vitórias. Jogadores, diretoria e torcida formam um só time. Quando estamos divididos, quem perde é o nosso clube”, salientou.
A carta de João Pedro foi publicada poucos dias depois de uma entrevista coletiva de Rafael Menin, na Arena MRV, para prestar esclarecimentos à imprensa e torcedores, especialmente sobre a situação financeira do clube.
Em quase três horas de entrevista, Rafael Menin discorreu sobre as dívidas do Galo, janelas de transferências, erros da gestão e planos para o futuro da SAF.
Leia, na íntegra, a carta de João Pedro Menin
Depois de 2024, quando perdemos duas finais importantes e ficamos perto do rebaixamento, parte da torcida se revoltou com a gestão, cobrando promessas feitas após o nosso ano vitorioso de 2021. A frustração é legítima. O sentimento é compreensível. Mas o momento exige mais do que críticas. Exige UNIÃO.
Venho aqui não para defender a gestão da minha família. Falo como torcedor. Como alguém que ama o Galo tanto quanto VOCÊ que está lendo esta mensagem.
Você pode não concordar com quem comanda o clube. Pode “e deve” questionar decisões. Mas nunca devemos esquecer que quem está lá também é atleticano. E, como todos nós, sofre nas derrotas e se emociona nas vitórias. Jogadores, diretoria e torcida formam um só time. Quando estamos divididos, quem perde é o NOSSO CLUBE.
Errar é humano. E todos nós erramos. Mas permanecer no erro jamais será a intenção. Os erros do passado devem nos ensinar, não nos afastar.
É por isso que, nesta pausa para o Mundial de Clubes, deixo um pedido sincero: PRECISAMOS DE VOCÊS MAIS DO QUE NUNCA. Precisamos que a torcida volte a ser um pilar de apoio. Que os jogadores sintam a confiança desta Massa tão apaixonada. Só assim vamos sair desse momento mais fortes.
Sabemos que o projeto do Galo é difícil. Exige reconstrução, decisões duras e constância. Mas o trabalho é diário, e acreditamos que os resultados virão no longo prazo. O Galo está sendo preparado para ser forte não apenas por um ciclo, mas por uma geração.
O Galo é muito maior do que qualquer desavença. E se queremos voltar a vencer, só há um caminho: JUNTOS, pois como vocês bem sabem, “O GALO NUNCA LUTA SOZINHO.”
Aproveito também para dizer que reconheço a responsabilidade que carrego com meu sobrenome. E que não guardo mágoas dos atleticanos com quem já me desentendi nesta rede. Quero estar mais próximo. Estar junto. Ouvir mais.
Porque, no fim das contas, todos nós queremos a mesma coisa…
Vencer,
Vencer,
Vencer,
João Pedro Menin