
A Data Fifa chegou ao fim, e o Atlético está prestes a voltar aos gramados. Nesta quinta-feira (12/6), a partir das 21h30, o Galo medirá forças com o Internacional na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O torcedor alvinegro tem motivos para ter otimismo: um dado advindo de um levantamento elaborado pelo No Ataque motiva a equipe de Cuca para o confronto.
No recorte das últimas quatro temporadas, o Atlético está entre os times que mais somaram pontos no Campeonato Brasileiro. O melhor desempenho deste recorte recente ocorreu em 2021 – quando, com 84 pontos, o Galo conquistou o tricampeonato nacional.
Em meio a este cenário, o Internacional tem sido “vítima frequente” do Atlético no Brasileirão. De 2021 até os dias atuais, o Colorado foi o segundo time contra o qual o Galo somou mais pontos na principal competição do país.
Foram oito confrontos entre os times nas últimas quatro edições de Série A, com seis vitórias alvinegras e apenas duas alvirrubras. Neste recorte, portanto, o Atlético teve 75% de aproveitamento e obteve 18 pontos em duelos contra o Internacional no Campeonato Brasileiro.
O Galo só somou mais pontos em jogos contra o Cuiabá. Nos oito embates que travou contra o Dourado nas últimas quatro edições da competição, o clube mineiro angariou 20 pontos por meio de seis vitórias e dois empates. Veja, a seguir, no levantamento elaborado pelo No Ataque.
Os times que mais cederam pontos ao Atlético no Campeonato Brasileiro desde 2021
- 1º – Cuiabá: 20 (de 24)
- 2º – Internacional: 18 (de 24)
- 3º – São Paulo: 17 (de 27)
- 4º – Juventude: 16 (de 21)
- 4º – RB Bragantino: 16 (de 24)
- 4º – Athletico-PR: 16 (de 24)
Último jogo, no entanto, teve baque para o Atlético
Mesmo com o mau desempenho recente, o Internacional se tornou um dos poucos times a bater o Atlético na Arena MRV. No último 26 de outubro, o Galo perdeu para o Colorado pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, por 3 a 1, na capital mineira.
Naquela oportunidade, o time de Gabriel Milito teve formação reserva pensando na semifinal da Copa Libertadores, contra o River Plate-ARG. Alan Patrick, Alexandro Bernabei e Bruno Tabata marcaram para a equipe gaúcha, enquanto Eduardo Vargas descontou para o lado alvinegro.
Atlético busca revanche
Agora, o Atlético almeja revanche diante do adversário do Rio Grande do Sul. Com ótimo aproveitamento recente contra o Internacional em jogos do Campeonato Brasileiro nos últimos anos, o Galo quer manter a escrita e transformar o Colorado na “maior vítima” desde 2021.
O Atlético é o nono colocado na tabela de classificação, com 17 pontos. Já o Inter ocupa a 14ª posição da Série A, com 11.