Exatamente um mês após entrar em campo, o Atlético volta a disputar uma partida oficial neste sábado (12/7), às 21h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro: onde assistir ao vivo, prováveis escalações, desfalques, arbitragem, momentos das equipes e mais.
Na rodada passada, o Esquadrão de Aço venceu o RB Bragantino por 3 a 0 no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Com o resultado, os donos da casa fecharam a primeira parte da temporada em quinto lugar na competição, com 21 pontos.
Até então, nenhuma equipe conseguiu vencer o Bahia como visitante na Série A. Os comandados de Rogério Ceni somam quatro vitórias e dois empates na condição de mandantes na atual edição da principal competição do país.
Diferentemente do Atlético, o Bahia já entrou em campo após a parada do futebol brasileiro. Na quarta-feira (9/7), o time venceu o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
Como chega o Atlético?
O Galo, por sua vez, realizou apenas um jogo-treino diante do Betim no sábado passado, com vitória por 3 a 0. A última partida oficial do alvinegro ocorreu em 12 de junho, com o triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional, na Arena MRV.
Esse foi o oitavo jogo seguido sem derrota da equipe mineira, que somou três empates e quatro vitórias nesse período. O último revés aconteceu em 8 de maio, quando o Deportes Iquique-CHI venceu por 3 a 2 no Estádio Tierra de Campeones, pela quinta rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana.
A boa sequência de resultados fez com que o Atlético colasse no G6. A equipe está na sétima posição, com 20 pontos, o que faz do jogo deste sábado ser um confronto direto por uma vaga entre os quatro primeiros colocados.
Momento oposto fora das quatro linhas
Se por um lado o Atlético terminou o primeiro semestre em alta, por outro os jogadores voltam a campo tendo que conviver com um problema fora dele. Com problemas financeiros, o clube ainda não quitou o pagamento dos salários referentes a julho, algo que foi comentado pelo atacante Rony em entrevista ao canal Bica Galo.
“Acreditamos na SAF, no diretor que foi lá conversar e deu a cara à tapa, e no processo, assim como eu acreditei antes de vir para cá, pois sabia que tinha um grande projeto. Temos que acreditar que tudo vai se resolver, se encaixar, mas sabendo que nós atletas não podemos trazer isso para dentro de campo. Tem que saber separar”, afirmou.
Bahia x Atlético: onde assistir ao vivo
A partida terá transmissão nos canais fechados da Rede Globo:
- Premiere
- SporTV
Bahia x Atlético: prováveis escalações
Bahia
O Bahia é o único time da Série A do Campeonato Brasileiro com quatro competições ainda em disputa no segundo semestre. O cenário exige rotatividade de elenco por parte do técnico Rogério Ceni, que avalia periodicamente as condições físicas dos atletas para definir cada escalação.
A maior tendência, de toda forma, é de que Ceni repita a formação que venceu o Fortaleza pela Copa do Nordeste. A principal dúvida está no ataque, onde Cauly pode ganhar a vaga do velocista Ademir, ex-Galo.
No departamento médico do Tricolor de Aço, o zagueiro Kanu e o volante Erick seguem em recuperação de lesões. O lateral-esquerdo Iago e o volante Rezende, por sua vez, vivem fase final de transição e têm status de dúvidas.
- Provável escalação do Bahia: Marcos Felipe (Ronaldo); Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir (Cauly), Erick Pulga e Willian José
- Pendurado do Bahia: Ramos Mingo, Gilberto, Everton Ribeiro e Ademir
- Desfalques do Bahia: Kanu (lesão n) e Erick (lesão)
Atlético
O técnico Cuca conta com os importantes retornos do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do atacante Tomás Cuello para o jogo contra o Bahia. Ambos estão recuperados de lesões nas respectivas coxas direitas.
Arana tem presença praticamente certa no time titular, enquanto a situação de Cuello ainda não pode ser cravada. Tudo dependerá da proposta de jogo adotada pelo treinador paranaense em Salvador.
A tendência é de que o argentino inicie a partida no banco de reservas. Com o retorno de Arana à lateral, Rubens deve voltar ao meio-campo alvinegro, enquanto Gabriel Menino é o favorito para ganhar a vaga antes ocupada por Patrick no setor.
O volante Fausto Vera é a única ausência por opção do técnico Cuca. O jogador pediu para não atuar na última partida do time na temporada e pode ser negociado em breve.
- Provável escalação do Atlético: Gabriel Delfim; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Cuello), Gustavo Scarpa e Rubens; Dudu (Cuello) e Hulk
- Pendurados do Atlético: Lyanco, Junior Alonso e Rubens
- Desfalques do Atlético: Everson (suspenso), Vitor Hugo (contrato de empréstimo), Caio Maia (cirurgia no joelho direito), Cadu (cirurgia no joelho direito) e Rony (suspenso)
Bahia x Atlético: os personagens
Jean Lucas, meia do Bahia: “Acho que Brasileirão não tem nenhum jogo fácil. No sábado vamos enfrentar o Atlético, que é uma equipe muito qualificada, tem excelentes jogadores. Temos o foco no Brasileiro, que é se manter ali em cima e brigar por coisas maiores. Agora é focar no Atlético, que é nosso próximo jogo.”
Natanael, lateral-direito do Atlético: “A gente vinha em uma sequência boa, oito jogos invictos no Brasileiro. Na Sul-Americana não foi como a gente desejava, mas eu vejo como positivo (a parada), com a sequência de jogos. Acho que o corpo dá uma descansada importante. Vai depender do que fizermos no segundo semestre. Sabemos que temos jogos importantes pela frente, decisivos, mas tenho certeza que o grupo está preparado para fazer grandes jogos.”
Bahia x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Douglas Pagung (ES) e Pedro Amorim de Freitas (ES)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)