Após a derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Lyanco utilizou as redes sociais para se posicionar. No Instagram, o defensor do Atlético compartilhou uma mensagem curta, mas direta, apontando foco e resistência mesmo em meio à fase delicada do time.
“Guerreiro não foge da luta, não poderia correr! E aqui estamos… Mais uma vez, na vitória ou na derrota, e focado naquilo que está por vir… Ter cabeça…”, publicou o jogador.
A reação da torcida não demorou. Entre os comentários, torcedores destacaram a entrega do zagueiro em campo. “Se os caras tivessem a mesma vontade que você, estaríamos em outro patamar”, escreveu um atleticano.
“Um dos poucos que mostram raça em campo em todos os jogos! Se não fosse você, Hulk e Everson hoje não sei como estaríamos”, reforçou mais um torcedor.
Lyanco também foi apontado como um dos nomes do jogo, apesar do revés fora de casa.
“Vi todos elogiando o Hulk com toda sinceridade, com razão… Mas para mim você também foi o nome do jogo! O que seria de nós sem você?”, escreveu mais um. “O melhor que nós temos, não nos abandone, homem”, completou outro.
Entre os apoios, algumas críticas direcionadas à postura motivacional apareceram.
“Lyanco pelo amor de Deus, o time perdeu, está horrível. Ainda vem com esses posts e essas frases de motivação, se o time cair pra segunda você vai continuar postando?”, questionou um seguidor. Outro agradeceu pela dedicação. “A sua garra é nítida em todos os jogos, obrigado por sempre honrar o manto do Galo”.
Protestos da Galoucura
A manifestação de Lyanco surgiu no mesmo dia em que parte da delegação alvinegra foi recebida com protestos no desembarque no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Integrantes da Galoucura cobraram jogadores no aeroporto, e o clima esquentou.
Jogadores como Hulk, capitão do time, e Dudu, suspenso da partida contra o Palmeiras, aparecem nas imagens argumentando com os torcedores organizados. O diretor de futebol Victor Bagy também está presente no protesto.
“Todo mundo aqui é homem”, disse Hulk, autor de dois gols na derrota em São Paulo, no debate com os torcedores.
Policiais acompanharam a conversa entre torcedores e jogadores. Ao final da ‘bronca’, os atletas entraram no ônibus sob xingamentos de ‘mercenários’ e gritos como: “Ou joga por amor, ou joga por terror”.
O Atlético soma agora duas derrotas seguidas no Brasileirão. Antes, havia sido superado pelo Bahia, em Salvador, por 2 a 1.
Com 20 pontos, o time ocupa a nona colocação. O próximo compromisso é contra o Bucaramanga, pela Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira (24/7), às 21h30, na Arena MRV. Na ida, na Colômbia, o Galo venceu por 1 a 0. No fim de semana, encara o Flamengo, domingo (27/7), às 20h30, no Maracanã.