ATLÉTICO

Atlético: Biel brilhou contra Cruzeiro, jogou Champions e decepcionou na Europa

Novo reforço do Atlético, Biel desembarcou no aeroporto de Confins na segunda-feira (21/7) e será anunciado após exames médicos

Compartilhe

O Atlético agiu no mercado para contratar Biel, que estava no Sporting, de Portugal. O atacante de 24 anos até jogou a Champions League, mas decepcionou na Europa e está de volta ao Brasil para retomar a boa fase. Ainda no futebol nacional, em um dos melhores momentos da carreira, o jogador brilhou com a camisa do Bahia contra o Cruzeiro – que agora se tornará o maior rival.

Biel desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital mineira, na tarde de segunda-feira (21/7). Já nesta terça-feira, o atacante passará por exames médicos e, se for aprovado, assinará contrato de empréstimo de um ano – com obrigação de compra mediante a metas – com o Atlético. Conheça mais o novo reforço do Galo.

Bom início no futebol brasileiro e brilho diante do Cruzeiro

Cria do Fluminense, Biel começou profissionalmente em 2021, quando fez 47 jogos com a camisa do Tricolor Carioca. Ele marcou cinco gols e deu uma assistências pelo time do Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi emprestado ao Grêmio e disputou 33 partidas, sendo protagonista de cinco gols e seis assistências.

Esse desempenho rendeu a Biel uma ida ao Bahia em 2023. Com a camisa do clube baiano, foram duas temporadas, 98 jogos, 17 gols e 18 assistências. A passagem no Tricolor de Aço (entre 2023 e início de 2025) fez com que alcançasse os melhores números da carreira em um ano, como em 2023, quando participou de 18 gols – 11 bolas na rede e sete passes para gol.

Na temporada passada, ainda com a camisa do Bahia, Biel teve uma das últimas grandes atuações da carreira justamente diante do time que se tornará o grande rival a partir da chegada ao Atlético. Em 23 de junho, na Fonte Nova, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, Biel brilhou contra o Cruzeiro após sair do banco de reservas.

O Tricolor de Aço havia empatado (1 a 1) no fim da etapa inicial, e Biel foi acionado por Rogério Ceni. Ele entrou em campo, deu uma assistência para Óscar Estupiñán virar o jogo e ainda foi responsável pelo terceiro gol, no início dos acréscimos finais, que decretou o triunfo do Bahia sobre o Cruzeiro – o jogo terminou por 4 a 1 graças a mais um gol de Estupiñán aos 51 do segundo tempo.

Veja os gols dessa partida.

Passagem na Europa de Biel

Após a passagem pelo Bahia, Biel foi para o Sporting, em fevereiro de 2025, sendo contratado junto ao Bahia por oito milhões de euros (R$ 48 milhões na cotação da época). O atacante, entretanto, não conseguiu se firmar no clube português.

Biel até foi relacionado em 20 partidas, entre fevereiro e maio deste ano, mas entrou em campo apenas sete vezes, sem nenhuma participação em gol. O curioso é que a única oportunidade em que foi titular foi justamente no mata-mata da Champions League.

Sete dias após ser anunciado, em 11 de fevereiro, Biel entrou no segundo tempo da derrota do Sporting por 3 a 0 diante do Borussia Dortmund, em casa. No jogo de volta dos playoffs da Liga dos Campeões, em 19 de fevereiro, o atacante teve a oportunidade de começar a partida e atuou por 56 minutos, mas não finalizou a gol e tentou só um drible (e errou) no empate por 0 a 0 com os alemães.

Na chegada a Minas Gerais, nessa segunda, Biel justificou a passagem frustrada na Europa com o número baixo de partidas. “Não tive tantas oportunidades, mas dei o meu máximo em todos os treinos. O ‘mister’ sabe muito bem disso. Não tive oportunidades, mas volto para o Brasil mais maduro e mais profissional e espero ajudar o Galo”, disse ao No Ataque.

Estilo jogo de Biel, novo reforço do Atlético

Biel chega ao Atlético para se tornar mais uma opção para o técnico Cuca na ponta. Embora tenha jogado na direita durante a carreira, o atacante foi mais utilizado nos clubes anteriores pelo lado esquerdo do campo.

A principal característica de Biel, jogador de 1,70m de altura e 62kg, segundo o site oficial do Sporting, é a velocidade. A jogada que o atleta tem como “arma” é levar com a perna direita, do lado esquerdo para o centro, abrindo espaço para que o lateral dê amplitude.

No Galo, Biel terá a concorrência de Bernard, Cuello, Dudu, Gustavo Scarpa, Júnior Santos e Rony, que são os jogadores utilizados por Cuca nas pontas neste ano. Hulk, Isaac e João Marcelo são opções ofensivas que ficam mais centralizadas.

Compartilhe
Sair da versão mobile