Com seis jogos disputados no intervalo dos últimos 20 dias, o Atlético vive verdadeira “maratona” neste início de segundo semestre. Diante da já conhecida exigência do calendário do futebol brasileiro, o técnico Cuca admitiu a possibilidade de poupar titulares do Galo em duelo contra o RB Bragantino, a ser disputado pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Os últimos compromissos do Atlético foram desgastantes: embates contra concorrentes da parte de cima da tabela do Brasileirão e enfrentamentos em mata-matas estiveram em pauta nas últimas semanas. Com vantagem sobre o Flamengo construída na Copa do Brasil, Cuca admitiu que deve dar descanso aos atletas mais cansados diante do Massa Bruta.
“Sim (devemos poupar). Boa pergunta. E também porque no meio da semana que vem tem o Godoy Cruz-ARG, que também é um dos fortes objetivos nossos: a Sul-Americana. Então, a gente vai, sem dúvida nenhuma, fazer um rodízio dentro do necessário. Controle de carga, que é feito junto com a fisiologia, junto com a preparação física, conversando com o jogador”, revelou o treinador paranaense.
“E oportuniza-se outros jogadores também. A gente vai fazer o melhor possível também para não perder jogador machucado, porque daí o prejuízo é maior”, acrescentou.
Cuca projeta retornos e recuperação no Brasileiro
O Atlético espera ter retornos importantes nos próximos dias, como os do lateral-esquerdo Guilherme Arana (lesão na coxa esquerda) e do atacante Dudu (punido com suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Com o fortalecimento do elenco por meio também da chegada de novos reforços, Cuca espera ter a torcida do Galo como aliada para recuperação no Campeonato Brasileiro.
“Agora, a gente conseguiu fortalecer mais o nosso time. Já temos mais algumas opções. Estão voltando jogadores que estavam lesionados e são muito importantes. Daqui a pouco tem o Arana já também voltando. O Dudu já vai poder jogar, e a gente vai se fortalecendo mais”, frisou.
“A recuperação no Campeonato Brasileiro vai existir também. A gente tem dois jogos a menos. Dois jogos em casa, com Sport e Fortaleza. Temos um compromisso duro agora com o Bragantino, mas o que a gente vai ter de volta é o nosso 12º jogador, que é a torcida. Tenho certeza que domingo enchem a nossa Arena, porque estão vendo hoje um time que queriam ver: que luta, que se entrega, que se doa, como têm que ser as equipes do Galo”, encerrou Cuca.
Atlético no Campeonato Brasileiro
Com derrotas nos últimos três jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético se estagnou com 20 pontos e caiu da sétima para a 13ª colocação da competição nacional. Os reveses diante de Bahia (2 a 1), Palmeiras (3 a 2) e Flamengo (1 a 0) afastaram o Galo da briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
Neste sentido, o jogo contra o Bragantino é tido como oportunidade de recuperação para o Galo. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 18h30 deste domingo (3/8).