CAMPEONATO BRASILEIRO

O rendimento que afasta o Atlético do G6 do Brasileiro

Atlético conquistou mais de 70% dos pontos disputados como mandante no Brasileiro, mas desempenho como visitante afasta clube do G6

Ao fim do ano passado, o Atlético definiu um lugar no G6 da Série A do Campeonato Brasileiro como uma das metas orçamentárias para 2025. No entanto, com oscilações de desempenho, o time alvinegro tem enfrentado dificuldades para alcançar a zona classificatória para a próxima edição da Copa Libertadores. E o rendimento da equipe comandada por Cuca como visitante é um dos fatores mais importantes para explicar isso.

Até então, o Galo está invicto como mandante no Campeonato Brasileiro. Foram quatro vitórias e três empates nos sete jogos disputados pelo time alvinegro em seus domínios – números traduzidos em um aproveitamento de 71,4% e em 15 pontos conquistados (de 21 possíveis).

Apesar disso, a trajetória como visitante tem sido tortuosa. Fora de casa, o Atlético somou apenas duas vitórias, três empates e cinco derrotas, que se traduzem em um aproveitamento de 30% e somente nove pontos conquistados (de 30 possíveis).

Nesse domingo (10/8), o Galo saiu na frente do Vasco em São Januário, no Rio de Janeiro, com “gol relâmpago” de Gabriel Menino. Apesar disso, oscilou ao longo da partida e acabou cedendo empate ao Cruzmaltino, por 1 a 1, pela 19ª rodada do Brasileirão.

As campanhas do Atlético no Brasileiro

  • Mandante: quatro vitórias e três empates, com 10 gols marcados e cinco sofridos (71,4% de aproveitamento)
  • Visitante: duas vitórias, três empates e cinco derrotas, com nove gols marcados e 13 sofridos (30% de aproveitamento)

O torcedor do Atlético se lamenta ao relembrar algumas destas partidas da equipe como visitante. É o caso da derrota para o Grêmio (2 a 1), ainda na primeira rodada, quando o time de Cuca foi amplamente superior ao adversário gaúcho na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Gols sofridos em lances finais também atormentam a mente dos atleticanos neste sentido. Foram os casos no empate com Mirassol (2 a 2), pela sexta rodada, e na derrota diante do Bahia (2 a 1), pela 13ª.

Os jogos do Atlético como visitante no Brasileiro

  • 29/3 – Grêmio 2 x 1 Atlético (1ª rodada) – Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • 16/4 – Santos 2 x 0 Atlético (4ª rodada) – Vila Belmiro, em Santos
  • 26/4 – Mirassol 2 x 2 Atlético (6ª rodada) – Campos Maia, em Mirassol
  • 5/5 – Juventude 0 x 1 Atlético (7ª rodada) – Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
  • 18/5 – Cruzeiro 0 x 0 Atlético (9ª rodada) – Mineirão, em Belo Horizonte
  • 1º/6 – Ceará 0 x 1 Atlético (11ª rodada) – Arena Castelão, em Fortaleza
  • 12/7 – Bahia 2 x 1 Atlético (13ª rodada) – Arena Fonte Nova, em Salvador
  • 20/7 – Palmeiras 3 x 2 Atlético (15ª rodada) – Allianz Parque, em São Paulo
  • 27/7 – Flamengo 1 x 0 Atlético (17ª rodada) – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • 10/8 – Vasco 1 x 1 Atlético (19ª rodada) – São Januário, no Rio de Janeiro

Agora, o Atlético aposta na força como mandante para voltar a triunfar no Campeonato Brasileiro. A partir das 16h do próximo domingo (17/8), o Galo enfrentará o Grêmio na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada da principal competição nacional.

Antes disso, de toda forma, o time de Cuca terá compromisso pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Também na Arena MRV, a partir das 19h desta quinta-feira (14/8), o Atlético receberá o Godoy Cruz-ARG para o primeiro duelo eliminatório no torneio continental.

Compartilhe
Sair da versão mobile