O Grêmio teve nesta semana uma leva de saídas do elenco com o objetivo de enxugar o plantel durante a janela de transferências, que vai até setembro. Entre os jogadores que deixam o clube gaúcho, está um ex-meia do Atlético, que também passou por clubes europeus, movimentando o mercado e atraindo a atenção de outros times.
Trata-se de Nathan Allan de Souza, mais conhecido como Nathan Pescador, meia-atacante de 29 anos, cuja trajetória começou no Athletico-PR antes de se transferir para o Chelsea, da Inglaterra, em 2015. Na Europa, Nathan teve passagens por clubes como Vitesse (Holanda), Belenenses (Portugal) e Amiens (França), sempre por empréstimo, retornando ao Brasil em 2018 para se firmar no Atlético.
Como foi a passagem de Nathan pelo Atlético?
Comprado do Chelsea por 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 17,9 milhões à época), Nathan Pescador viveu o auge da carreira no Atlético entre 2020 e 2021.
Na temporada mais produtiva, em 2020, foram seis gols e cinco assistências em 38 partidas, sob comando de Jorge Sampaoli.
No ano seguinte, participou de 39 jogos e marcou três gols, integrando o elenco do Atlético como reserva frequentemente acionado na campanha histórica, com títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Em 2022, foi emprestado ao Fluminense, mas sem se destacar.
Nathan no Grêmio
A chegada ao Grêmio, em 2023, não trouxe os mesmos resultados. Em três temporadas pelo clube gaúcho, Nathan disputou 47 partidas, marcou apenas um gol e deu uma assistência. Neste ano, antes da rescisão, esteve em campo apenas quatro vezes.
A saída faz parte da reformulação do elenco, que já registrou outros três desligamentos e busca reduzir custos com salários, além de abrir espaço para reforços. Além de Nathan, deixaram o Grêmio: o lateral-direito Igor Serrote, o volante Carballo e o atacante Arezo.