O Atlético falhou em duas jogadas de bola aérea e perdeu por 3 a 1 para o Grêmio, neste domingo (17/8), na Arena MRV, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro até abriu o placar com belo gol do meia Gustavo Scarpa, mas viu o volante Edenilson, o zagueiro Balbuena e o atacante Aravena darem a vitória ao Imortal.
O Galo teve maior posse de bola durante quase toda a partida e dominou os gaúchos na maior parte do primeiro tempo. Apesar disso, tinha dificuldades para fazer o controle virar chances de fato.
A equipe esbarrou na falta de criatividade no ataque e falhou na bola aérea na defesa. Os dois gols do tricolor gaúcho saíram após cobranças de escanteio e desestabilizaram os mandantes.
O Atlético chegou a ter um jogador a mais durante 12 minutos no segundo tempo, mas não foi o suficiente para igualar o placar. O time teve um desempenho ruim na segunda etapa e pouco ameaçou o goleiro Tiago Volpi.
Quais as posições de Atlético e Grêmio no Brasileiro?
Com o resultado, o Galo cai para a 11ª posição, com 24 pontos – a cinco do G6 e a cinco do Z4. Já o Grêmio ‘respira’ na competição e sobe para o 13º lugar, com 23 pontos.
Quais os próximos jogos de Atlético e Grêmio?
O Atlético voltará a campo na quinta-feira (21/8), às 19h, quando enfrentará o Godoy Cruz no Estádio La Bodega, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Pelo Brasileiro, o Galo terá pela frente o São Paulo. A partida está marcada para domingo (24/8), às 20h30, no Morumbis, em São Paulo.
Já o Grêmio terá a semana livre. O Imortal receberá o Ceará no sábado (23/8), às 21h, na Arena do Grêmio.
Atlético x Grêmio: como foi o jogo?
A principal novidade no Atlético foi a titularidade do meia-atacante Reinier. Apesar disso, o esquema tático do time era o habitual 4-4-2.
Apoiado pela torcida na Arena MRV, o alvinegro iniciou o jogo como protagonista. Apesar da intensidade do Grêmio, conseguia criar boas oportunidades e quase marcou com Reinier antes dos 10’.
A partir disso, os donos da casa tiveram maior dificuldade para agredir o Imortal. Ainda assim, conseguia boas tabelas por dentro e tinha atuação melhor do que a dos últimos jogos.
Já o time comandado por Mano Menezes apostava nos contra-ataques. Neste sentido, os pontas Cristian Oliveira e Alysson eram os principais nomes da equipe na partida.
O Atlético encontrava os meias entre as linhas com facilidade, mas errava o último passe. Também faltava mais velocidade na tomada de decisão em determinados momentos.
Mas o Galo encontrou outra alternativa para balançar a rede. Aos 37’, Hulk tocou para Scarpa em cobrança de falta, e o camisa 10 acertou lindo chute na Arena MRV: 1 a 0.
Se a bola parada ajudou o Atlético, o Grêmio também utilizou do artifício para igualar o placar aos 45’. Após cobrança de escanteio de Marlon, Edenilson fez valer a lei do ex e marcou de cabeça: 1 a 1.
O segundo tempo
O Atlético voltou a ter mais a posse de bola na volta do intervalo, mas convivia com o mesmo problema. Apesar de se postar no campo de ataque, tinha dificuldades em criar dinâmicas ofensivas que funcionassem.
O Grêmio também não tinha uma postura muito diferente. Apesar de tentar ter um pouco mais de controle, seguia com as linhas de marcação baixas e sem ameaçar o adversário.
E mais uma vez a bola aérea castigou o Atlético. Aos 13’, a bola sobrou para Balbuena após cobrança de escanteio, e o paraguaio não perdoou: 2 a 1.
Seis minutos depois, o atacante Carlos Vinicíus foi expulso após dar cotovelada no zagueiro Ivan Román. Com isso, o técnico Cuca sacou o lateral-direito Natanael e colocou o atacante Biel. Com isso, Cuello foi recuado para a ala.
O argentino, no entanto, caiu de nível e ainda foi expulso após pisão em Riquelme aos 31 minutos do segundo tempo.
Atrás no placar, o Atlético se lançou à frente. Cuca sacou o zagueiro Ivan Román e o volante Alexsander para as entradas do meia Igor Gomes e do atacante Júnior Santos.
Em bola parada, Junior Alonso quase empatou a partida aos 40′. O Galo ficou bagunçado em campo e era pouco efetivo. O Grêmio, por sua vez, aproveitou o espaço cedido para ampliar com o atacante Aravena aos 45 minutos segundo tempo: 3 a 1.
Ainda sobrou tempo para Alonso e Dodi serem expulsos após trocas de empurrões.
Atlético 1 x 3 Grêmio: escalações, gols, cartões amarelos e arbitragem
- Atlético
- Everson; Natanael (Biel, aos 22’ do 2ºT), Ivan Román (Júnior Santos, aos 37’ do 2ºT), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes, aos 37’ do 2ºT) e Gustavo Scarpa; Reinier (Rony, aos 14’ do 2ºT), Cuello e Hulk
- Técnico: Cuca
- Grêmio
- Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Cuéllar (Alex Santana, aos 27’ do 2ºT), Edenílson (Aravena, aos 38’ do 2ºT) e Villasanti (Dodi, aos 43’ do 1ºT); Alysson (Riquelme, aos 27’ do 2ºT), Cristian Oliveira (André Henrique, aos 38’ do 2ºT) e Carlos Vinícius
- Técnico: Mano Menezes
- Gols: Gustavo Scarpa, aos 37’ do 1ºT; Edenilson, aos 45’ do 1ºT, Balbuena, aos 13’ do 2ºT, e Aravena, aos 45′ do 2ºT
- Cartões amarelos: Reinier, Hulk e Cuca; Carlos Vinicíus e André Henrique
- Cartão vermelho: Cuello, aos 31’ do 2ºT, e Junior Alonso, aos 47′ do 2ºT; Carlos Vinicíus, aos 19’ do 2ºT, e Dodi, aos 47′ do 2ºT
- Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 17/8/2025 (domingo)
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)