CAMPEONATO BRASILEIRO

Alerta para Cuca: Atlético está entre os quatro piores do Brasileiro em dado ofensivo

Atlético tem enfrentado dificuldades na criação de jogadas no Campeonato Brasileiro e amarga resultados negativos depois do Mundial

Compartilhe
google-news-logo

Em meio aos avanços nas copas, o Atlético atravessa má fase na Série A do Campeonato Brasileiro. Desde o retorno após a paralisação para a Copa do Mundo de Clubes, o Galo disputou seis jogos pela competição e venceu apenas um deles. Parte deste mau momento pode ser explicado pela improdutividade ofensiva – justificada também pelo fato de que o time alvinegro está entre os quatro piores em um importante quesito de ataque.

No início do ano, o Atlético chegou a enfrentar problemas com o índice de conversão das grandes chances de gol que criava. O tema era pauta frequente nas entrevistas coletivas do técnico Cuca, que demonstrava preocupação com o aproveitamento de oportunidades dos jogadores do Galo.

Ao decorrer da temporada, no entanto, o cenário mudou: a equipe já não cria mais tantas boas ocasiões de gols e, também por isso, tem oscilado nas últimas semanas. Na somatória das 19 partidas que disputou no Brasileirão, o Atlético somou apenas 30 grandes oportunidades de balançar as redes criadas.

Os números são do SofaScore, plataforma de dados sobre esportes. No quesito, o Galo de Cuca só supera Sport, Ceará e Juventude – destes, apenas o Vozão está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Os times do Brasileiro que menos criaram grandes chances de gol

  • 14º – Vitória: 35
  • 15º – Palmeiras: 33
  • 16º – Fluminense: 32
  • 17º – Atlético: 30
  • 18º – Sport: 27
  • 18º – Ceará: 27
  • 20º – Juventude: 22

Para efeitos de comparação, o líder neste ranking é o Cruzeiro, arquirrival do Atlético, que somou 51 grandes chances de gol criadas em 21 jogos pelo Brasileirão. A Raposa é seguida por Bahia (50), Vasco (48), Internacional (44) e Flamengo (43) na lista – três dos cinco primeiros no quesito estão no G4 da competição.

Na derrota para o São Paulo (2 a 0) no Morumbis, em São Paulo, nesse domingo (24/8), o Galo não criou uma única grande oportunidade de balançar as redes. Com escalação majoritariamente reserva, o time alvinegro decepcionou seus torcedores com mais um tropeço na Série A – desta vez, pela 21ª rodada.

Atlético vira chave para Copa do Brasil

Agora, o Atlético volta atenções para as quartas de final da Copa do Brasil, nas quais enfrentará o Cruzeiro. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 desta quarta-feira (27/8).

O próximo compromisso alvinegro no Brasileirão será no domingo (31/8), a partir das 18h30, contra o Vitória. Os times medirão forças no Barradão, em Salvador, pela 22ª rodada.

Compartilhe
google-news-logo