ATLÉTICO

Alerta aceso: o comparativo que preocupa o Atlético no Brasileiro

Depois de 20 jogos no Brasileiro, Atlético de 2025 tem sete pontos a menos que o de 2024, que brigou contra o rebaixamento na rodada final

Compartilhe
google-news-logo

Depois de 20 jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2025, o Atlético se vê em nova campanha abaixo das expectativas – tanto por parte de torcedores como da imprensa. Em 14º lugar na tabela de classificação, o Galo empilha resultados ruins e, nas últimas rodadas, diminuiu a distância para a zona de rebaixamento. O cenário acende alerta para o clube mineiro, que a esta altura faz campanha pior que a de 2024, quando brigou contra o descenso na rodada final.

A trajetória alvinegra no Brasileirão de 2024 desandou principalmente no segundo turno. Na ocasião, o Atlético de Gabriel Milito priorizou os torneios de mata-mata e enfrentou sérios problemas na gestão de elenco, deixando pontos importantes pelo caminho na principal competição do país.

A luta contra o rebaixamento não foi uma constante para o Galo de Milito, mas assombrou torcedores na rodada final, quando a equipe alvinegra se viu a uma derrota da queda. A salvação do Atlético veio com vitória sobre o Athletico-PR (1 a 0) na Arena MRV, em Belo Horizonte, em duelo marcado pela tensão na capital mineira – o resultado, inclusive, acabou por rebaixar o próprio Furacão à Série B.

Um recorte específico evidencia a má campanha do Galo na atual edição do Campeonato Brasileiro. Isso porque, depois de 20 jogos em 2024, o Atlético somava 31 pontos e ocupava o nono lugar na tabela de classificação.

Agora, analisando o mesmo recorte em questão, o time alvinegro soma apenas 24 pontos e se vê na 14ª colocação. A distância para o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento à Segunda Divisão, é de apenas dois pontos.

Os resultados do Atlético depois de 20 jogos no Brasileiro*

2024 (20ª rodada)

  • 31 pontos (9º lugar): 8V, 7E, 5D, 29GF, 28GS

2025 (22ª rodada)

  • 24 pontos (14º lugar): 6V, 6E, 8D, 20GF, 24GS

*V = vitórias; E = empates; D = derrotas; GF = gols feitos e GS = gols sofridos.

Nesse domingo (31/8), o Galo voltou a decepcionar seus torcedores e perdeu para o Vitória (1 a 0) no Barradão, em Salvador. O confronto da 22ª rodada foi decidido por gol do atacante Erick, do Leão, em lance de desatenção defensiva do lateral-esquerdo Guilherme Arana.

Cabe a ressalva de que o Atlético tem dois jogos a menos que boa parte dos concorrentes no Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai remarcar compromissos do Galo como mandante contra Sport e Fortaleza.

A chance de rebaixamento do Atlético

Nesta segunda-feira (1º/9), o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) calculou em 11,4% a probabilidade de o Atlético ser rebaixado à Série B. Os critérios matemáticos levam uma série de fatores em consideração, inclusive a dificuldade dos confrontos restantes das equipes.

Ainda que ocupe a 14ª posição na tabela, o Galo vê nove clubes com maior chance de descenso neste momento. São eles: Sport (95,4%), Fortaleza (85,4%), Juventude (43,6%), Vitória (40,3%), Vasco (36%), Santos (34,4%), Corinthians (12,8%), Grêmio (12,3%) e Ceará (11,9%).

Time do Atlético postulado antes do jogo com o Vitória - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Time do Atlético postulado antes do jogo com o Vitória(foto: Pedro Souza/Atlético)

Atlético busca reação no Brasileiro

O próximo compromisso do Atlético no Campeonato Brasileiro será contra o Santos, pela 23ª rodada. O Galo receberá o Peixe na Arena MRV a partir das 16h do dia 14 de setembro (um domingo).

Antes disso, de toda forma, o Atlético tenta reverter vantagem do Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil. O clássico decisivo entre os arquirrivais será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 do dia 11 de setembro – a quinta-feira anterior ao jogo contra o Santos.

Compartilhe
google-news-logo