Ainda sem vencer com o técnico Jorge Sampaoli, o Atlético tenta superar a má fase diante do Botafogo, neste sábado (20/9), às 18h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro: onde assistir ao vivo, desfalques e possíveis escalações, momentos das equipes, arbitragem e mais.
Os donos da casa também passam por momento delicado. A equipe comandada por Davide Ancelotti foi eliminada nas quartas de final da Copa do Brasil, para o Vasco, e levou um empate “relâmpago” no jogo passado, contra o Mirassol.
O Glorioso abriu 3 a 0 no placar ainda no primeiro tempo, na quarta-feira (17/9), também no Nilton Santos, pela Série A. A boa vantagem, no entanto, acabou em aos 16 minutos do segundo tempo, e o jogo terminou empatado por 3 a 3. Com o resultado, Ancelotti ouviu vaias da torcida.
Apesar disso, o Botafogo faz boa campanha no Brasileiro. A equipe carioca está na quinta posição, com 36 pontos.
O momento do Atlético
Já o Atlético não vence há seis jogos. O último triunfo foi há quase um mês, em 21 de agosto, quando bateu o Godoy Cruz por 2 a 1 na Arena MRV, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Desde então, perdeu duas vezes por 2 a 0 para o Cruzeiro e caiu nas quartas de final da Copa do Brasil, foi derrotado por São Paulo e Vitória, e empatou com Santos e Bolívar.
Na quarta-feira, chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas ficou no 2 a 2 com o time boliviano no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelo torneio continental. Esse foi o terceiro jogo do Galo com Sampaoli, que soma dois empates e uma derrota no retorno à equipe.
O argentino tem a missão de recuperar o Atlético no Brasileiro. O alvinegro faz a pior campanha do returno, com apenas um ponto em quatro jogos, e está na 13ª posição, com 25 pontos.
Botafogo x Atlético: onde assistir ao vivo?
A partida terá transmissão exclusiva no streaming:
- Amazon Prime
Botafogo x Atlético: desfalques, pendurados e escalações
Botafogo
Além dos seis desfalques já confirmados, outra possível ausência contra o Atlético é o volante Danilo. O atleta foi substituído no intervalo do jogo passado devido a uma sobrecarga e pode voltar a ser preservado. Caso isso ocorra, Newton é o favorito para assumir a vaga.
Como o Botafogo está eliminado das demais competições, a tendência é que entre em campo com praticamente o mesmo time que encarou o Mirassol.
- Escalação do Botafogo: Léo Linck; Vitinho, Barboza, Kaio e Alex Telles; Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino; Santiago Rodríguez, Montoro e Chris Ramos. Técnico: Davide Ancelotti
- Pendurados do Botafogo: Barboza, Mateo Ponte, Marçal, Cuiabano, Danilo, Newton, Montoro, Santi Rodríguez e Matheus Martins
- Desfalques do Botafogo: Neto (lesão muscular na coxa direita), Bastos (recuperação de cirurgia no joelho esquerdo), Jordan Barrera (seleção da Colômbia sub-20), Nathan Fernandes (fratura no antebraço), Artur (lesão muscular na panturrilha) e Arthur Cabral (edema ósseo).
Atlético
O zagueiro Junior Alonso e o lateral-direito Natanael estão suspensos para o jogo de volta contra o Bolívar, marcado para a próxima quarta-feira (24/9), às 19h, na Arena MRV. Com isso, a dupla deve ser titular diante do Botafogo.
Reserva no jogo passado, Hulk pode voltar ao time titular. O atacante tenta encerrar um jejum de quase sem um ano sem gols com “bola rolando” no Brasileiro e balançar as redes do Botafogo pela primeira vez na carreira.
A principal dúvida está na formação tática da equipe. Caso o técnico Jorge Sampaoli mantenha os três zagueiros, Vitor Hugo deverá ser titular. Se mudar o esquema, o argentino pode acionar o meia Igor Gomes ou os atacantes Júnior Santos e Reinier.
- Escalação do Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Vitor Hugo (Igor Gomes, Júnior Santos ou Reinier), Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Rony e Hulk. Técnico: Sampaoli
- Pendurados do Atlético: Everson, Arana e Fausto Vera
- Desfalques do Atlético: Ruan Tressoldi (recondicionamento físico), Saravia (trauma na perna direita), Alexsander (suspenso), Patrick Silva (lesão na lombar), Caio Maia (lesão no joelho direito) e Cuello (lesão no tornozelo esquerdo)
Os personagens de Botafogo e Atlético
- Davide Ancelotti, técnico do Botafogo: “Oscila muito, é verdade. Por que? É uma questão de mentalidade. Nas adversidades não sabemos racionalizar bem. Temos que melhorar isso. Agora temos só uma competição, continuidade de jogos nesta competição. A pressão é normal. Sei que o meu trabalho é julgado pelos resultados. Mas é a opinião da torcida, temos que respeitar. Precisamos vencer os jogos. Sei o trabalho que estou fazendo, já vivi trabalhos de pressão estando com meu pai, que é quase igual.”
- Junior Alonso, zagueiro do Atlético: “As vitórias dão confiança, mas estamos trabalhando agora, com um novo treinador também, novas ideias, vamos conseguir reverter essa situação. Temos obrigação e vamos lutar para que isso aconteça. O time evoluiu bastante (com o Sampaoli). Ele tem sempre a ideia de pressionar, ser protagonista. Pela altitude teve outro planejamento contra o Bolívar, mas contra o Botafogo e depois contra o Bolívar novamente vamos mudar a postura de jogo.”
Botafogo x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)