Em busca de reabilitação na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético receberá o Sport na Arena MRV, em Belo Horizonte, para duelo a partir das 19h desta quarta-feira (8/10). Mas quais são os desfalques e as prováveis escalações para o jogo adiado pela 14ª rodada da competição nacional? O No Ataque responde a seguir.
No último sábado (4/10), em compromisso pela 27ª rodada, o Galo foi dominado e goleado pelo Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 3 a 0. Já o Leão da Ilha buscou empate com o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte, por 1 a 1.
O Atlético faz campanha decepcionante no Brasileirão e ocupa a 15ª posição na tabela de classificação, com 29 pontos – quatro a mais que o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento. Já o Sport está com o descenso praticamente decretado e ocupa a lanterna, com 16 pontos.
Desfalques e provável escalação do Atlético
O Atlético segue com cinco atletas lesionados no departamento médico. Outros três foram convocados pelas respectivas seleções nesta Data Fifa e não estarão à disposição diante do Sport – dois deles, inclusive, terão de cumprir suspensão automática. Veja a lista a seguir.
Os desfalques do Atlético contra o Sport
- Ivan Román (zagueiro): suspenso e convocado pelo Chile;
- Junior Alonso (zagueiro): convocado pelo Paraguai;
- Alan Franco (volante): suspenso e convocado pelo Equador;
- Alexsander (volante): lesão ligamentar no joelho direito;
- Patrick Silva (volante): fratura na região lombar;
- Cuello (atacante): fratura e ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo;
- Júnior Santos (atacante): lesão no púbis e ruptura do tendão do adutor direito;
- Caio Maia (atacante): cirurgia no joelho direito.
Sampaoli tem retorno no Atlético
Em contrapartida, Sampaoli voltará a contar com o zagueiro Lyanco. Ele cumpriu suspensão automática na derrota do Atlético diante do Fluminense. A tendência é de que o sérvio-brasileiro já retorne ao time alvinegro na condição de titular.
A possível escalação do Atlético contra o Sport
Diante do momento de pressão, é esperado que Sampaoli faça novas mudanças na escalação do Atlético – sempre imprevisível. As disputas mais abertas estão nas laterais, com Natanael e Saravia pela direita, e Caio e Guilherme Arana na esquerda.
Se quiser manter a estrutura com três zagueiros, o argentino deve acionar Lyanco e Ruan Tressoldi nas vagas de Ivan Román e Junior Alonso. Neste cenário, os laterais ocupariam as beiradas do campo, com Gustavo Scarpa e Bernard por dentro, em suporte a Hulk.
Há ainda outra possibilidade: a de que o lateral-direito escolhido fique na saída de bola junto a Lyanco e Vitor Hugo – neste panorama, Ruan não seria acionado. Esta alternativa conferiria a possibilidade de Sampaoli escalar mais um atleta na linha de frente (possivelmente Reinier ou Rony).
Assim, uma possível escalação do Atlético tem: Everson; Natanael (Saravia), Lyanco, Ruan Tressoldi (Reinier ou Rony), Vitor Hugo e Caio (Guilherme Arana); Fausto Vera e Igor Gomes; Gustavo Scarpa, Bernard e Hulk.
Desfalques e provável escalação do Sport
O Sport deve seguir sem poder contar com o lateral-direito Diogo Hereda (lesão na região do púbis) e o meio-campista Sérgio Oliveira (transição física). O meia-atacante Lucas Lima, que trata de lesão no músculo adutor da coxa direita, é dúvida.
Em contrapartida, o técnico Daniel Paulista contará com o retorno do lateral-direito Matheus Alexandre, que cumpriu suspensão diante do Cruzeiro. Ele disputará posição com Aderlan.
Desta forma, a provável escalação do Sport tem: Gabriel Vasconcelos; Aderlan (Matheus Alexandre), Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Christian Rivera, Zé Lucas e Hyoran (Lucas Lima); Matheusinho, Romarinho e Derik Lacerda.