FUTEBOL NACIONAL

Jornal português elege ‘novo Hulk’ do futebol brasileiro: ‘Perigo constante’

Destaque do Brasileiro, alvo do Porto foi comparado a Hulk, ídolo do Atlético, por jornal europeu

“O ‘novo Hulk‘ do futebol brasileiro”. É assim que o jornal português A Bola se referiu a Rayan, atacante do Vasco, após o jovem de 19 anos brilhar com dois gols na vitória por 4 a 3 sobre o Vitória no domingo (7/10), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Alvo do Porto, Rayan foi comparado ao camisa 7 do Atlético – que fez história no gigante português – pelo repórter Luís Mateus. A joia do Vasco atua na mesma posição em que o ídolo do Galo brilhou na Europa – a ponta-direita.

Assim como Hulk, o carioca também é habilidoso, tem bom chute “cortando para dentro” ao partir da extremidade e força física – embora esta última característica espefiamente ainda seja bem inferior à do atacante do Atlético, que recebeu o apelido de “Hulk” justamente pelos músculos exuberantes e pelo seu vigor físico muito acima do comum.

Luis Mateus elogiou Rayan, mas apontou que, até o jogo contra o Vitória, o atacante vascaíno parecia um “fenômeno” limitado, muitas vezes bucando o “gol impossível”. Contudo, apontou que, após a atuação contra o Vitória – em que buscou mais vezes “invadir” a área por dentro ao invés de tentar chutes de longe sem critério e, com isso, marcou dois gols 0, o jovem pode ter “descoberto o equilíbrio entre o ímpeto e a lucidez”.

“Até agora, Rayan era um fenômeno um tanto limitado: um ponta que chutava como Hulk, quase sempre de longe, muitas vezes fora do alvo, sempre buscando o gol impossível. Seu pé esquerdo, rápido e explosivo, é um perigo constante, mas também um convite ao exagero – as 72 tentativas de gol (excluindo pênaltis) com uma distância média de 21,1 metros e um NPxG (gols esperados sem pênaltis) de apenas 0,08 por chute são prova disso. A comparação com o ex-atacante do Porto (Hulk) deve ter atravessado o Atlântico até Invicta (apelido da Cidade do Porto) e acabado por seduzir André Villas-Boas (diretor do Porto e ex-técnico), que treinou Hulk no Zenit e no Shanghai SIPG, bem como no Dragão.”

Luiz Mateus, no Jornal A Bola

“Os números sugerem que há uma relação direta entre a eficácia de Rayan e o seu posicionamento em campo, como aliás seria esperado: o Vasco venceu as duas partidas em que o extremo fez quatro ou mais remates (mais uma vez, exceto penáltis) mais perto da baliza. Se o corpo técnico do Vasco consolidar esta versão mais pragmática, Rayan pode dar um salto qualitativo importante. A energia e instinto continuam a ser armas valiosas — ninguém quer enfrentar Rayan quando ele está em modo Hulk zangado —, mas agora poderá ter descoberto o equilíbrio entre o ímpeto e a lucidez”, finalizou.

Rayan no Porto?

Segundo a reportagem do Jornal A Bola, o Vasco recusou todas as investidas do Porto por Rayan, que hoje teria valor de mercado por volta de 18 milhões de euros (cerca de R$ 111,8 milhões). No entanto, não é descartado que o gigante português tente novamente contrtá-lo ao fim da temporada brasileira.

Em sua primeira temporada completa pelo time profissional do Vasco, Rayan tem números bons: marcou 14 gols e distribuiu uma assistência em 44 partidas (39 como titular).

No ano passado, ele já tinha participado de 33 jogos do time principal – 16 deles como titular -, contribuindo com dois gols e uma assistência. E, em 2023, havia feito suas primeiras oito partidas – e seu primeiro gol – como profissional . No entanto, em ambas as temporadas, ele iniciou como jogador do Sub-20.

Compartilhe
Sair da versão mobile