Com uma extensa lista de desfalques para o clássico com o Cruzeiro, o técnico Jorge Sampaoli será obrigado a utilizar jogadores que até então foram pouco acionados por ele no Atlético. Seja na defesa ou no setor ofensivo, além das baixas que estão no departamento médico, o treinador perdeu atletas que vão cumprir suspensão e outros que estão a serviço de suas seleções pela Data-Fifa.
A zaga é o setor mais preocupante. Isso porque o Galo terá à disposição apenas dois zagueiros de ofício: Ruan Tressoldi e Vitão. Dos defensores, o chileno Ivan Román fica fora por causa de fratura na mão esquerda, assim como Lyanco, que se recupera de cirurgia para corrigir ruptura do tendão de Aquiles esquerdo.
Já Vitor Hugo está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos. Por último, Junior Alonso está com a Seleção Paraguaia para disputa de amistosos nesta Data-Fifa. O Atlético solicitou o retorno do jogador antes do previsto, mas não obteve sucesso.
Zagueiros pouco acionados
Tressoldi chegou ao Galo em setembro depois de se recuperar de uma lesão no joelho direito. Desde a chegada do técnico, também em setembro -, o único jogo em que Tressoldi esteve em campo foi na vitória do Atlético sobre o Sport por 3 a 1. Ele ainda não foi utilizado como titular, mas o momento parece ter finalmente chegado.
Diante do Sport, ele esteve em campo por 72 minutos. Na ocasião, saiu do banco quando Lyanco precisou ser substituído.
Já Vitão nem mesmo estreou pelo profissional. Cria da base do Atlético, ele já está integrado ao elenco profissional e chegou a ser relacionado por Cuca para o jogo contra o São Paulo, em 24 de agosto, pela 21ª rodada do Brasileirão. O contrato com o Atlético vai até o fim de 2027.
A serviço do Sub-17, chegou à final do Brasileiro. Contudo, ele foi cortado do confronto de ida contra o Grêmio justamente para ser opção para Sampaoli no clássico.
Meio-campista pouco acionado
No meio-campo, o volante Gabriel Menino é quem deve ter chance com Sampaoli, ao lado de Fausto Vera. Com a minutagem reduzida desde a chegada do treinador, ele foi acionado em quatro partidas. Em apenas uma deles ele foi utilizado como titular – no clássico contra o Cruzeiro pelo jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, em que o Atlético perdeu por 2 a 0.
Depois da eliminação para a Raposa, Menino não foi utilizado em quatro jogos. Ele voltou a atuar na vitória contra o Mirassol por 1 a 0. Depois, emendou participações no empate com o Juventude por 0 a 0 e na derrota para o Fluminense por 3 a 0.
Neste setor, as baixas são Alexsander, fora por lesão no joelho direito, Patrick com lesão na lombar e Alan Franco, que está com a Seleção Equatoriana. O Galo também tentou liberação deste último, mas não obteve sucesso.
Atacante pouco acionado
Por fim, o atacante Dudu pode aparecer entre os titulares diante do Cruzeiro. A escalação deve contar com ele ao lado de Bernard e Hulk. Desde a chegada de Sampaoli, Dudu foi acionado em três ocasiões. Com atuações abaixo da média e sem muito destaque, ele foi titular apenas em uma dessas oportunidades.
Ele esteve em campo no empate com o Santos por 1 a 1, depois no empate com o Juventude por 0 a 0 e por último na vitória contra o Sport por 3 a 1, quando foi titular.
A lista de desfalques no ataque também é grande. Tomás Cuello está com fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo, Caio Maia trata ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito. Por último, Júnior Santos se recupera de lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.
Atlético x Cruzeiro
Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (15/10), às 21h30, na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Galo é o 14º colocado na tabela de classificação do Brasileirão, com 32 pontos, enquanto o Cruzeiro está em terceiro lugar, com 52 – o Flamengo, vice, tem 55, já o líder Palmeiras soma 58.