CRUZEIRO

Atlético x Cruzeiro: onde assistir ao vivo e escalações pelo Brasileiro

Pela quinta vez de forma oficial, Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (15/10), às 21h30, na Arena MRV, pela 28ª rodada do Brasileiro

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Dia de clássico mineiro! Atlético e Cruzeiro travam a última batalha da temporada nesta quarta-feira (15/10), às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Galo e Raposa almejam os três pontos para respirarem nos respectivos objetivos. O No Ataque detalha, a seguir, onde assistir à partida, as prováveis escalações e mais informações.

Como chega o Atlético?

O Atlético, liderado pelo técnico Jorge Sampaoli, tenta superar desconfianças e engatar sequência positiva no Campeonato Brasileiro diante do maior rival. Na última quarta-feira (8/10), o Galo deu sinais positivos ao vencer o Sport na Arena MRV, por 3 a 1, em jogo adiado pela 14ª rodada da competição nacional.

Mesmo com o triunfo, o Atlético segue brigando contra o rebaixamento à Série B. O time alvinegro ocupa a 14ª posição na tabela de classificação, com 32 pontos – a sete de frente do Vitória, primeiro clube integrante do Z4.

O Galo também almeja conquistar regularidade e confiança para a Copa Sul-Americana. O clube é semifinalista do torneio continental e medirá forças com o Independiente del Valle, do Equador, por uma vaga na grande decisão.

O clássico contra a Raposa também aparece como oportunidade de revanche para o Atlético. Nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe alvinegra sucumbiu e foi eliminada diante do arquirrival, com duas derrotas – tanto na Arena MRV como no Mineirão. Antes, as equipes haviam empatado sem gols no Brasileiro; e no início da temporada, no Campeonato Mineiro, o Galo levou a melhor ao fazer 2 a 0.

Como chega o Cruzeiro?

O momento do Cruzeiro não envolve turbulências. Os comandados do técnico Leonardo Jardim aparecem em terceiro lugar na tabela de classificação da Série A, com 52 pontos, 15 triunfos, sete igualdades e cinco tropeços. São seis pontos a mais que o Mirassol, quarto colocado, e três a menos que o Flamengo, vice-líder.

As chances de título da Raposa despencaram – 5,4%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por outro lado, o clube estrelado está virtualmente classificado para a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 (99,62 de probabilidades).

Vitória contra o principal rival dá mais fôlego aos celestes, os faz reencontrar o caminho da vitória e selar a paz com a torcida. Há três partidas, o Cruzeiro não sabe o que é vencer – derrota por 2 a 0 para o Vasco, empate sem gols com o Flamengo e nova igualdade, dessa vez por 1 a 1, com o lanterna Sport, resultado que aborreceu parte dos adeptos.

Atlético x Cruzeiro: onde assistir ao vivo

Torcedores de Atlético e Cruzeiro terão duas opções para assistir ao clássico mineiro: na TV aberta, pela Rede Globo, e no pay-per-view, pelo Premiere.

Atlético x Cruzeiro: escalações

Escalação do Atlético

Diante da significativa lista de desfalques, o Atlético deve ter apenas três opções para a zaga contra o Cruzeiro: Ruan Tressoldi, o chileno Ivan Román e o cria da base Vitão. O estrangeiro ainda tem status de dúvida, já que convive com dores na mão direita e, caso acionado, jogará “no sacrifício”.

Fausto Vera e Gabriel Menino são as únicas opções disponíveis para compor dupla de volantes. Já no setor ofensivo, caso Rony não reúna condições de jogo, o mais provável é que Hulk, ídolo do clube, retome a titularidade.

Costumeiramente, o Galo atua em um 3-2-5 no momento ofensivo. Se a formação acima for acionada, Saravia, Ruan e Vitão ficarão na saída de bola, com o suporte de Vera e Menino mais à frente.

Na linha ofensiva, Gustavo Scarpa (direita) e Dudu (esquerda) devem ocupar as beiradas. Por dentro, Guilherme Arana e Bernard darão duporte a Hulk – ou Rony – no ataque alvinegro.

  • Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitão e Guilherme Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Bernard, Dudu e Hulk (Rony)
  • Pendurados do Atlético: Caio, Fausto Vera e Gustavo Scarpa
  • Desfalques do Atlético: Vitor Hugo (suspenso), Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo), Junior Alonso (convocado), Alan Franco (convocado), Alexsander (lesão ligamentar no joelho direito), Patrick Silva (lesão na lombar), Igor Gomes (suspenso), Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo), Júnior Santos (lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão do adutor direito) e Caio Maia (lesão no joelho direito)

Escalação do Cruzeiro

A vida de Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, não está tão complicada como a de Sampaoli. O treinado celeste não tem apenas um titular à disposição: Fabrício Bruno. O zagueiro atuou durante os 90 minutos da derrota da Seleção Brasileira por 3 a 2 para o Japão, nesta terça-feira (14/10), em Tóquio, e não tem tempo hábil para retornar a Belo Horizonte. Assim, a vaga ao lado do argentino Lucas Villalba é disputada por Jonathan Jesus – mais provável – e João Marcelo.

Desfalques certos por ordem médica são o zagueiro Janderson, o lateral-direito Fagner, o volante Matheus Henrique e o atacante Luis Sinisterra.

Janderson trata lesão ligamentar no joelho esquerdo. Fagner, ainda com dores e sem condições de jogo, cumpre transição física em recuperação de uma fratura na fíbula da perna direita. Matheus Henrique lida com fratura em duas costelas no lado esquerdo do tórax. Por fim, Sinisterra está entregue à fisioterapia em tratamento de um edema muscular na coxa esquerda.

As boas notícias são os retornos de alguns titulares. O lateral-direito William (cartão vermelho), o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge cumpriram suspensão na última partida, o empate por 1 a 1 com o Sport, e estão aptos a atuar. O volante Christian, que atuou como reserva em tal embate, deve iniciar a partida contra o Atlético.

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
  • Pendurados do Cruzeiro: Kaiki, Matheus Henrique, Walace, Matheus Pereira e Wanderson
  • Desfalques do Cruzeiro: Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), Fagner (trabalhos híbridos em recuperação de fratura na fíbula da perna direita), Matheus Henrique (fratura em duas costelas no lado esquerdo do tórax), Luis Sinisterra (edema na coxa esquerda)

Atlético x Cruzeiro: arbitragem

Atlético x Cruzeiro: personagens

“Temos um jogo dificílimo contra o Cruzeiro. Sempre foi, sempre será. É bom dizer que é difícil para nós, mas também é difícil para o adversário. Sempre foi assim. Nós estamos em um momento pouco complicado, porque são muitos atletas que não podem jogar – alguns por contusões, outros por estarem servindo seleções, outros por cartões amarelos. Vai uma dificuldade muito grande para nós por essas razões. Mas Galo é Galo. Não duvide do que a gente é capaz de fazer. Só na hora que a gente vai saber. Eu estive ontem assistindo ao treino do Galo e foi um treino muito bom. Sampaoli está animado. Um pouco preocupado com tantos desfalques, mas a gente acredita que ele vai montar um bom time e nós vamos disputar para vencer o jogo”

Sérgio Coelho, presidente do Atlético

“Com o Leo (Jardim, técnico) a gente entendeu que o foco é nosso trabalho, nosso time, nossa ideia dentro de campo. Se coloca o foco na nossa ideia, a gente faz grandes jogos e sai com a vitória. Acho que é importante manter o foco no que o time está fazendo bem. Com certeza a gente sempre olha uma coisa do rival da qual a gente pode tirar proveito, o que não está fazendo bem. Mas o principal foco é o Cruzeiro, continuar com a nossa ideia e ficar próximo da vitória”

Lucas Romero, volante do Cruzeiro

Compartilhe
google-news-logo