CAMPEONATO BRASILEIRO

Sampaoli pede mudança de foco imediata no Atlético: ‘Nos incomoda estar aí’

Atlético vive êxtase após classificação à final da Sul-Americana, mas precisa de foco no Brasileiro para se livrar do risco de rebaixamento

O Atlético teve tempo suficiente para comemorar a classificação à final da Copa Sul-Americana, conquistada na última terça-feira (28/10). Agora, o foco absoluto do clube deve estar na Série A do Campeonato Brasileiro – ao menos, é o que cobra o técnico Jorge Sampaoli.

Na terça-feira, o Atlético venceu o Independiente del Valle-EQU na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 3 a 1. Com os gols marcados por Guilherme Arana, Bernard e Hulk, o Galo conquistou um lugar na decisão da Sul-Americana pela primeira vez na história.

Mesmo diante da euforia com a ótima campanha na competição continental, a situação segue desconfortável no Brasileirão. O Atlético é o 13º colocado na tabela de classificação, com 36 pontos.

A distância para o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento, é menos preocupante agora: cinco pontos. O Leão ainda tem um jogo a mais que o Galo.

De toda forma, toda cautela é pouca em virtude do desempenho ainda irregular da equipe alvinegra na Série A. A campanha até aqui teve nove vitórias, nove empates e 11 derrotas – consideravelmente abaixo das expectativas dos torcedores no início do ano.

Sampaoli pede foco no Brasileiro

Em entrevista concedida depois da classificação à final da Sul-Americana, Sampaoli abordou a retomada de confiança do time nas últimas semanas. Ainda assim, destacou que este fator deve ser propulsor para uma mudança de cenário no Brasileirão.

“Tudo isso vai gerando melhoras de maneira progressiva. Mas agora, temos uma final no domingo (contra o Internacional) e temos que nos preparar bem. Indiscutivelmente, há um torneio no qual vamos jogar a final, mas há outro torneio em que temos que lutar para seguir subindo na tabela de classificação, porque nos incomoda estar aí (na 13ª posição).”

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético

O risco de rebaixamento do Atlético

Neste momento, de acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem apenas 3,6% de chance de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Se alcançar os 44 pontos, o Galo terá apenas 5,1% de probabilidade de queda – faltam, portanto, outros oito para esta marca.

O próximo jogo do Atlético

Neste domingo (2/11), a partir das 18h30, o Atlético medirá forças com o Internacional pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será disputado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Compartilhe
google-news-logo