ATLÉTICO

CSO do Atlético não poupa críticas à arbitragem de empate: ‘Vexame’

Paulo Bracks classificou arbitragem de Atlético x Internacional como "extremamente prejudicial" ao clube mineiro

CSO (chefe de esportes) do Atlético, Paulo Bracks não poupou críticas à arbitragem liderada por Alex Gomes Stefano no empate entre Internacional e Galo (0 a 0), na noite desse domingo (2/11), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O dirigente alvinegro classificou a atuação dos profissionais envolvidos como um “vexame” e ainda revelou que o clube mineiro pretende ajudar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na evolução deste quesito.

O Atlético ficou na bronca com o árbitro Alex Gomes Stefano por decisões tomadas no empate com o Internacional, disputado pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Entre as principais queixas alvinegras nesse domingo, estiveram: a expulsão do zagueiro Vitor Hugo, a anulação de um pênalti no atacante Rony, a expulsão do técnico Jorge Sampaoli e a anulação da expulsão do meia-atacante Alan Patrick, do Colorado.

Na avaliação de Bracks, Stefano fugiu do critério aplicado em partidas recentes do Campeonato Brasileiro. O executivo disse acreditar que a atuação da arbitragem foi “extremamente prejudicial” ao Galo no Beira-Rio.

“A gente presenciou um vexame da arbitragem hoje aqui. O árbitro ter que recorrer três vezes ao VAR para trocar a decisão de campo, para fugir do critério que estava acontecendo em outros jogos do Campeonato Brasileiro. E a gente não quer, obviamente, ser favorecido, mas a gente não quer ser prejudicado. E a gente não aceita ser prejudicado da forma que nós fomos hoje. Nós fomos hoje, em pelo menos dois lances, ultrajados aqui no Beira-Rio. Uma expulsão que condiciona um resultado, condiciona um jogo”, iniciou.

“A gente já conversou com o árbitro. A gente quer o mesmo critério da CBF. A gente quer que a gente possa conversar com os jogadores e explicar a eles qual é o critério, porque a gente fica perdido. Uma hora o critério é para o lado esquerdo, outra hora para o lado direito. A arbitragem hoje foi extremamente prejudicial. A gente vai às vias formais na CBF, mas não podemos deixar de falar sobre a arbitragem. O Victor foi na coletiva, não vamos ter jogador passando aqui, mas o que aconteceu hoje não queremos que aconteça de novo”, prosseguiu.

Bracks ainda mencionou polêmicas recentes de Stefano em jogos do Atlético. “Uma reiteração do mesmo árbitro apitando os nossos jogos no mês passado, nesse mês. Teve a expulsão do Alonso desse mesmo árbitro, lá contra o Grêmio. Teve o jogo do Vitória, teve o jogo do Corinthians, teve o do Sport… Queremos um pouco mais de justificativa, de critério, para termos também um pouco mais de tranquilidade e não preocupar com a arbitragem. Esse é o nosso posicionamento oficial. Não podemos deixar de falar de arbitragem nesse tom hoje”, acrescentou.

Jogadores do Atlético reclamam com o árbitro Alex Gomes Stefano (RJ) - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Jogadores do Atlético reclamam com o árbitro Alex Gomes Stefano (RJ)(foto: Pedro Souza/Atlético)

“A gente vai ajudar a arbitragem”, garante Bracks

O CSO do Atlético ainda assegurou que o clube mineiro se reunirá com Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, na intenção de auxiliar o processo de melhoria do trabalho dos profissionais da área. Bracks se disse incomodado pelo fato de as polêmicas relacionadas à arbitragem ganharem tanta repercussão nas últimas semanas.

“A gente vai ajudar a arbitragem. Eu quero ajudar. O Rodrigo Cintra é bem intencionado. Ele quer fazer uma arbitragem diferente do que estava fazendo pelo menos a gestão anterior. Vai ter a nossa ajuda. A gente quer entender os critérios para passar aos jogadores. Não podemos deixar de entender o que está acontecendo, para que não tenhamos um campeonato maculado com a arbitragem, porque está subindo muito essa labareda em relação à arbitragem – e não é o foco. Acho que o foco tem que ser dentro de campo”, argumentou.

“Então, o que a gente puder fazer para ajudar, a gente vai ajudar. Vamos formalizar, vamos na comissão de arbitragem, vamos na ouvidoria de arbitragem. O fato de escalar o árbitro uma, duas, três, quatro ou cinco vezes eu não vejo como um problema, mas também não é bom – para o próprio árbitro. Vamos contribuir dentro da nossa gestão com a nova gestão da CBF para isso”, encerrou.

Próximo jogo do Atlético

O Atlético voltará a campo nesta quarta-feira (5/11), a partir das 20h, para medir forças com o Bahia pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte.

O Galo é o 13º colocado na tabela de classificação da competição nacional, com 37 pontos. A distância para o Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento à Série B, é de seis pontos.

Compartilhe
google-news-logo