Com objetivos distintos, Atlético e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira (5/11), às 20h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque traz as principais informações do jogo na Arena MRV: onde assistir ao vivo, desfalques, prováveis escalações, momentos dos times, arbitragem e mais.
O Galo quer manter a crescente na temporada. A equipe comandada por Jorge Sampaoli superou a expulsão do zagueiro Vitor Hugo logo aos 15 minutos e segurou o empate por 0 a 0 com o Internacional no Beira-Rio, na rodada passada.
Com isso, chegou a quatro jogos seguidos sem derrotas, com dois empates e duas vitórias. Os resultados deixaram o alvinegro na 13ª posição, com 37 pontos – seis a mais que o Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento.
Como chega o Bahia?
O Bahia, por sua vez, tem alternado entre vitórias como mandante e derrotas fora de casa. Ainda assim, faz bela campanha e ocupa o quinto lugar, com 52 pontos.
Na rodada passada, o Esquadrão de Aço contou com gol do atacante Willian José nos acréscimos para bater o RB Bragantino por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Agora, a equipe tenta encerrar a sequência de seis partidas sem vitória como visitante.
Além disso, o Bahia quer superar um tabu de cinco partidas sem bater o Atlético em Belo Horizonte. A última vitória ocorreu em agosto de 2019, pela 16ª rodada do Brasileiro.
Para isso, a equipe conta com a boa fase de Willian José e do lateral-esquerdo Luciano Juba, convocado para a Seleção Brasileira.
Atlético x Bahia: onde assistir ao vivo?
A partida terá transmissão exclusiva na TV fechada. O No Ataque traz as principais repercussões logo após o duelo.
- Premiere
Atlético x Bahia: desfalques e prováveis escalações
Atlético
O Galo segue com quatro atletas no departamento médico. São eles o zagueiro Lyanco e os atacantes Cuello, Caio Maia e Júnior Santos. Além deles, estão suspensos o zagueiro Vitor Hugo e o técnico Jorge Sampaoli, expulsos contra o Inter.
O favorito para assumir a titularidade na zaga é Saravia, mas Natanael e Ivan Román também disputam a vaga. Já o comandante do Atlético na partida será Diogo Alves, auxiliar técnico.
O lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meia Gustavo Scarpa retornam após desfalcar o time por suspensão.
O meia Bernard deve voltar ao time no lugar de Hulk. Já Alexsander concorre por uma posição com Igor Gomes no meio.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Natanael ou Ivan Román), Ruan Tressoldi, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Igor Gomes (Alexsander) e Gustavo Scarpa; Dudu, Bernard e Rony (Hulk)
- Pendurados do Atlético: Ruan, Caio, Saravia, Bernard e Reinier
- Desfalques do Atlético: Lyanco (ruptura do tendão de aquiles esquerdo), Vitor Hugo (suspenso), Cuello (fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo), Caio Maia (ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito), Júnior Santos (lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita) e Sampaoli (suspenso)
Bahia
O Bahia, por sua vez, tem três jogadores lesionados: Gilberto, o zagueiro Gabriel Xavier e o atacante Sanabria. O único suspenso da equipe é o zagueiro Ramos Mingo, que pode ser substituído por Kanu ou Luiz Gustavo.
Ex-Atlético, o atacante Ademir retorna após cumprir suspensão. Ele substituirá Kaiky, que saiu lesionado no jogo passado e é dúvida.
Outro que pode voltar ao time titular é o meia Everton Ribeiro, que foi utilizado pela primeira vez diante do RB Bragantino após se recuperar de câncer na tireoide.
O volante Caio Alexandre viajará com a delegação porque o tricolor tem duas partidas fora de casa, mas não tem presença garantida contra o Atlético.
- Provável escalação do Bahia: Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Kanu (Rezende) e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Michel Araujo (Everton Ribeiro); Ademir, Erick Pulga e Willian José
- Pendurados do Bahia: Jean Lucas, Cauly, Michel Araújo e Kayky
- Desfalques do Bahia: Gabriel Xavier (lesão muscular na panturrilha direita), Gilberto (estiramento muscular na região posterior da coxa direita) e Sanabria (lesão parcial do ligamento cruzado posterior (LCP)
Atlético x Bahia: os personagens
- Diogo Alves, auxiliar técnico do Atlético: “Em relação ao corpo técnico, é um trabalho pensando no próximo jogo. O Atlético ainda beira zonas perigosas no campeonato, e precisamos respeitar a situação, que pode ser traiçoeira. Sem dúvida, imaginando um cenário de final é uma base sólida do que estamos produzindo. É algo próprio do Jorge de pensar sempre no próximo jogo. É assim que iremos administrar o trabalho até o jogo contra o Lanús, pois a nossa situação no Brasileirão não está, de fato, tranquila. A gente precisa, realmente, levar cada jogo, sobretudo aqueles que são na nossa Arena, como uma guerra, pensando em levar o máximo de pontos possíveis para escapar desse fantasma sempre complexo para qualquer time grande do nosso cenário”.
- Willian José, atacante do Bahia: “Eu acho que é a hora de a gente conseguir somar pontos fora de casa, que é muito importante. Parece outro time quando jogamos fora de casa. Temos que manter nossa pegada. Desde o primeiro minuto ir em busca do resultado. Somos um time que sabemos jogar, não sei o que acontece quando saímos da Fonte Nova, que não conseguimos jogar nosso futebol. Esses dois jogos vão ser fundamentais para revertermos isso. O pessoal fala que o Bahia fora de casa não é o mesmo, e realmente não estamos sendo e temos que mudar isso.”
Atlético x Bahia: a arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Douglas Pagung (ES)
- VAR: Rafael Traci (SC)