O confronto a ser disputado com o Sport reserva lembrança especial para um jogador importante do Atlético. Na única vez que jogou na Ilha do Retiro na carreira, o meia-atacante Bernard participou de quatro gols em vitória marcante para os torcedores alvinegros.
A partida foi disputada em 21 de julho de 2012, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o Galo goleou o Leão da Ilha, por 4 a 1, e ampliou vantagem na liderança daquela edição.
Naquela noite de sábado, o centroavante Gilberto abriu o placar para o Sport ainda no primeiro tempo. O show de Bernard começaria, de toda forma, instantes depois do gol do time pernambucano.
O espetáculo de Bernard na Ilha do Retiro
Aos 33 minutos do primeiro tempo de jogo, Bernard disparou pela esquerda em velocidade e serviu ao astro Ronaldinho Gaúcho, que teve chute travado. No rebote, Danilinho igualou o placar.
Já aos 15 minutos da etapa complementar, Bernard voltou a receber na esquerda e, mais uma vez, acionou Ronaldinho com belo passe em profundidade. Na grande área, o ex-meia-atacante teve tranquilidade para driblar marcador adversário e estufar as redes com chute cruzado.
Cinco minutos depois, o “Bambino de Ouro” foi acionado novamente pela esquerda, simulou cruzamento e cortou para a linha de fundo. Com o pé esquerdo, ofereceu cruzamento perfeito a Jô, que só teve o trabalho de cabecear para a meta do Sport.
O melhor estava por vir. Aos 28 minutos, Bernard fez jogada individual por dentro e, depois de sobra na entrada da área, demonstrou inteligência e categoria para encobrir o goleiro Magrão com bela finalização. Placar final: 4 a 1 para o Atlético, com direito a show do cria alvinegro.
Curiosamente, Bernard nunca perdeu para o Sport. O meia-atacante enfretaria o Leão em outras duas oportunidades pelo Galo, tendo vencido também em ambas.
Atlético e Sport no Brasileiro de 2012
Com polêmicas de arbitragem em pauta, o Atlético perdeu a liderança daquele Campeonato Brasileiro e acabou vice para o Fluminense – de toda forma, voltou à Copa Libertadores depois de 13 anos como ausência. Já o Sport foi o 17º colocado e acabou rebaixado à Série B.
Bernard no Atlético
A primeira passagem de Bernard pelo time profissional do Atlético durou de 2011 a 2013 e foi marcada pela ascensão do jogador no cenário internacional. Ele foi um dos protagonistas alvinegros nas conquistas dos Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013 e também da Copa Libertadores de 2013 – até hoje o maior título da história do clube.
Já na segunda passagem, iniciada em meados do ano passado, o Bambino de Ouro ainda busca reencontrar o melhor nível dentro das quatro linhas – e tem conseguido sob o comando de Jorge Sampaoli.
Ele tem quatro gols e duas assistências em 45 partidas nesta temporada.
Sport x Atlético na Ilha do Retiro
Agora, 13 anos depois do show de Bernard, Sport e Atlético voltarão a medir forças na Ilha do Retiro – desta vez, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rolará às 16h deste sábado (8/11) para Leão e Galo.
O Galo é o 11º colocado do Brasileirão, com 40 pontos – a sete de distância do Santos, primeiro clube na zona de rebaixamento. Já o Sport é o lanterna, com 17, e está virtualmente rebaixado à Segunda Divisão.