Às 15h desse sábado (8/11), a divulgação da escalação do Atlético para enfrentar o Sport surpreendeu muitos torcedores alvinegros. Mesmo diante da importância do compromisso pela Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Jorge Sampaoli optou por mandar a campo um time misto na Ilha do Retiro, no Recife.
Dos nomes considerados titulares do Galo com Sampaoli, somente cinco iniciaram a partida contra o Leão da Ilha. Foram eles: o goleiro Everson, os zagueiros Vitor Hugo e Junior Alonso e os meio-campistas Alan Franco e Igor Gomes.
A esta altura da temporada, o treinador argentino revelou que pensa em administrar o desgaste físico do elenco. A decisão de poupar titulares contra o Sport também esteve relacionada com as condições do jogo no Nordeste.
“Tem a ver com a quantidade de jogos. Nós temos jogos pendentes na Data Fifa, dois seguidos, agora na quarta-feira contra o Fortaleza e depois contra o Bragantino. Optei por isso também por causa do lugar, onde o gramado é complicado e faz muito calor. Coloquei jogadores mais descansados. Tomei essa decisão”, explicou.
“Estamos buscando ter todo mundo pendente para que qualquer acontecimento que suceda esteja preparado para jogar. Por isso a rotação neste tipo de partida, para que todo mundo se sinta importante”, complementou em outra resposta.
No fim das contas, com a saída de titulares do banco de reservas no segundo tempo, o time alvinegro cresceu em produtividade no compromisso pela 33ª rodada do Brasileirão. O Atlético mostrou poder de reação e buscou virada sobre o Sport, por 4 a 2, praticamente eliminando o risco de rebaixamento à Série B e se credenciando a uma vaga na Copa Libertadores de 2026.
“Tudo vai custar muito”, projeta Sampaoli
Em outra fala durante entrevista coletiva, Sampaoli projetou ainda mais dificuldades para o Atlético nesta reta final de temporada. O Galo tenta se aproximar do pelotão de cima na tabela de classificação e conquistar o título da Copa Sul-Americana.
“É um Atlético que vai melhorando, que tudo lhe vai custar muito, agora neste final de ano. Tudo vai custar muito. Precisamos seguir melhorando através dos jogos, porque é pouco tempo de treino. Mas bem, feliz por ter ajudado para que o Atlético pudesse conseguir mudar a imagem”, encerrou.
Atlético na final da Sul-Americana
O Atlético disputará a final da Sul-Americana em 22 de novembro (um sábado), a partir das 17h (de Brasília), contra o Lanús, da Argentina. A partida única será disputada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Próximo jogo do Atlético
Com o objetivo de subir ainda mais na tabela de classificação da Série A, o Galo voltará a jogar na quarta-feira (12/11), a partir das 20h30, quando enfrentará o Fortaleza na Arena MRV, em Belo Horizonte. O confronto foi remarcado e será válido pela 16ª rodada da Série A.