É quase impossível, mas o Atlético chega à última rodada do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo com risco de queda. Desta vez, no entanto, a tendência é de menor drama para a torcida.
O Galo evitou a queda em 2024 ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena MRV na 38ª rodada, mas poderia ter terminado a competição no Z4 se tivesse sido derrotado.
Agora a situação é mais confortável. O Atlético perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras nesta quarta-feira (3/12), em Belo Horizonte, e está em 13º lugar na Série A, com 45 pontos.
Atlético pode cair?
Desta forma, o Vitória, primeiro time no Z4 com 42 pontos, ainda pode alcançar o alvinegro. No entanto, a equipe baiana precisaria vencer o São Paulo, torcer por derrota do Galo e tirar um saldo de 12 gols de diferença.
Ainda assim, somente esses dois resultados não seriam o suficiente para rebaixar o Atlético. Também seria preciso que Fortaleza, Ceará e Santos vencessem Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente.
Ou seja, somente uma combinação improvável de resultados colocaria o time mineiro na Série B da próxima temporada. Essa probabilidade é tão pequena que o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já crava a permanência do Galo na elite do futebol brasileiro.
Jogos dos times que ainda brigam contra o rebaixamento na última rodada*
- Ceará x Palmeiras (Arena Castelão)
- Santos x Cruzeiro (Vila Belmiro)
- Vitória x São Paulo (Barradão)
- Botafogo x Fortaleza (Nilton Santos)
- Atlético x Vasco (Arena MRV)
- Internacional x Bragantino (Beira-Rio)
*Todos marcados para domingo (7/12), às 16h
Objetivo do Atlético na última rodada
De toda forma, o Atlético ainda busca garantir vaga na próxima Copa Sul-Americana. Para isso, precisa terminar entre os 14 melhores do Brasileiro.