Diversas torcidas organizadas do Atlético promoveram, na noite desta quarta-feira (3/12), um protesto “silencioso” na Arena MRV, estádio do clube em Belo Horizonte. Com faixas ao avesso, estes grupos demonstraram insatisfação com o momento atravessado pela instituição.
A torcida “Garra, Determinação e Respeito” liderou o movimento nas redes sociais. Outros grupos como “Esquadrão”, “Camisa 13″,”Velha Brigada”, “Fúria Alvinegra” e “Dragões da FAO” aderiram.
O protesto mudou a cara dos arredores do campo da Arena MRV antes do duelo entre Atlético e Palmeiras, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças a partir das 21h30 desta quarta-feira.
Organizada chegou a receber comunicado do Atlético
Líder do protesto, a GDR chegou a receber comunicado do Atlético antes do protesto. A organizada foi informada que teria a faixa retirada do estádio caso colocasse-a de cabeça para baixo.
“Colocar a faixa de cabeça pra baixo é a maneira pacífica de protesto. Recebemos espantados um recado do Atlético que nós não poderíamos colocar a faixa de cabeça pra baixo mais. Como somos TORCIDA iremos manter a faixa virada. O Galo pra nós é coisa séria! Não brincamos de torcida organizada!”, publicou a GDR no Instagram antes do jogo.
Em seguida, o grupo comemorou a possibilidade de seguir com o protesto. A GDR já está com a faixa “de cabeça para baixo” em jogos do Atlético na Arena MRV desde setembro, depois de derrota do Galo para o Botafogo (1 a 0) pelo Campeonato Brasileiro.
“Conseguimos colocar nossa faixa do jeito que planejamos. Queríamos agradecer a todos pelo apoio, mostramos que a Massa unida não tem pra ninguém. Domingo vamos todos juntos por uma mobilização e mostrar nossa força!”
GDR, organizada do Atlético, no Instagram
Atlético faz temporada abaixo das expectativas
Se, no início do ano, o Atlético conquistou o hexa do Campeonato Mineiro e empolgou torcedores, a sequência da temporada foi frustrante para os torcedores. O time alvinegro caiu nas quartas de final da Copa do Brasil diante do arquirrival Cruzeiro.
Além disso, perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús, da Argentina, em decisão definida nos pênaltis. Ao longo do ano, ainda levou campanha inconstante no Campeonato Brasileiro, chegando ao penúltimo compromisso da competição nacional sob risco de rebaixamento à Série B.