Em meio a fases ruins, tanto Atlético como Vasco querem confirmar vagas na Copa Sul-Americana de 2026. É com este objetivo em mente que os times medirão forças neste domingo (7/12), a partir das 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações de Galo e Cruzmaltino para o duelo a ser disputado pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Atlético ainda amarga o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. O time alvinegro está há seis jogos sem vitórias e ocupa a 13ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão, com 45 pontos.
Já o Vasco tem os mesmos 45 pontos que o Galo, mas ocupa a 12ª posição da Série A por ter duas vitórias a mais. O Cruzmaltino ainda sonha com o título da Copa do Brasil ao fim desta temporada – enfrentará o rival Fluminense nas semifinais.
Os desfalques do Atlético
O técnico Jorge Sampaoli segue com os mesmos quatro desfalques. No departamento médico do clube mineiro, o quarteto se recupera de lesões e só voltará a jogar em 2026.
- Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
- Patrick (volante): lesão na coxa direita;
- Júnior Santos (atacante): ruptura do tendão do adutor esquerdo;
- Caio Maia (atacante): cirurgia no joelho direito.
A provável escalação do Atlético
Sampaoli sempre monta as escalações de seus times com base no que enxerga de fragilidades de cada adversário. O cenário dificulta o trabalho de antecipar formações do argentino, mas há uma base definida neste segundo trabalho no Atlético.
Em relação ao jogo contra o Palmeiras, Sampaoli pode promover mudanças, ainda que mantenha a estrutura de um 3-2-5 no momento ofensivo. Caso o treinador opte por alterações, os nomes mais “ameaçados” são: o lateral-direito Saravia, os meio-campistas Igor Gomes e Gustavo Scarpa e o atacante Rony.
Podem ser acionadas figuras como o volante Alexsander, o meia-atacante Bernard e os atacantes Hulk e Cuello – este último caso somente reúna condições, já que está recém-recuperado de grave lesão no tornozelo esquerdo.
Assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Vasco tem: Everson; Saravia (Bernard), Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Igor Gomes (Alexsander) e Gustavo Scarpa (Cuello); Dudu e Rony (Hulk).
Os desfalques do Vasco
O técnico Fernando Diniz tem quatro desfalques para o jogo contra o Atlético. Saiba quais são eles a seguir.
- Carlos Cuesta (zagueiro): suspenso;
- Lucas Piton (lateral-esquerdo): lesão no joelho esquerdo;
- Jair (volante): lesão no joelho direito;
- Adson (atacante): fratura na tíbia direita.
O meia argentino Benjamín Garré segue como dúvida para o Cruzmaltino. Em recuperação de quadro de pubalgia, ele continua em transição física.
A provável escalação do Vasco
Diniz deve optar por escalar o time considerado reserva do Vasco em função da proximidade da semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o Fluminense será disputado na quinta-feira (11/12), a partir das 20h, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Desta forma, uma provável escalação do Vasco para enfrentar o Atlético tem: Léo Jardim; Tchê Tchê, Lucas Oliveira, Lucas Freitas e Victor Luís; Hugo Moura, Mateus Carvalho, Paulinho e Matheus França; David e Vegetti.