ATLÉTICO

O que está em jogo para o Atlético na última partida do ano?

Atlético mede forças com o Vasco por vaga na Sul-Americana e também por projeto esportivo mais forte em 2026

O duelo contra o Vasco certamente poderia colocar ambições maiores para o Atlético na mesa, mas segue importante para o clube mineiro. Quando entrar em campo na tarde deste domingo (7/12), o clube lutará para evitar cenário que não ocorre desde 2012, garantir uma premiação milionária em 2026 e também pela oportunidade de buscar outro título de expressão na próxima temporada.

O Atlético iniciou 2025 conquistando o hexacampeonato mineiro, mas frustrou expectativas de torcedores ao longo do ano. Com desempenho irregular, o Galo caiu nas quartas de final da Copa do Brasil diante do arquirrival Cruzeiro, perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Lanús-ARG e fez nova Série A do Campeonato Brasileiro abaixo do projetado.

O clube chega à última rodada do Brasileirão na 13ª colocação, com 45 pontos, dependendo de uma vitória sobre o Vasco para assegurar vaga na próxima edição da Sul-Americana sem depender de outros resultados. A participação na competição continental é fundamental para as pretensões do Atlético em 2026.

Atlético na rota das grandes competições

De 2013 até aqui, o Atlético disputou competições continentais em todas as temporadas. Foram 10 participações na Copa Libertadores, a mais prestigiada da América do Sul, e outras quatro na Sul-Americana.

A melhor campanha alvinegra na Libertadores foi coroada com o título no histórico ano de 2013. Já o melhor desempenho na Sul-Americana ocorreu neste ano, quando o clube sagrou-se vice-campeão.

O Galo tenta evitar, portanto, um cenário que não ocorre há mais de uma década: iniciar uma temporada sem vaga em qualquer torneio continental. Esta realidade, inclusive, forçaria o clube a disputar a Copa Sul-Sudeste, novidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para 2026.

Galo quer premiação milionária

Garantir um lugar na Sul-Americana de 2026 também significa injeção para os cofres do Atlético. Ano a ano, a Conmebol tem aumentado premiações da “Grande Conquista” e também da Libertadores.

Para base comparativa, em 2025, os clubes participantes da fase de grupos da Sul-Americana arrecadaram, no mínimo 900 mil dólares em premiação. A Conmebol ainda recompensou cada vitória com outros 115 mil dólares.

Pela campanha vice-campeã nesta temporada, o Galo garantiu 5,73 milhões de dólares em premiação. A cifra foi fundamental para o clube, que segue convivendo com endividamento bilionário.

Jogadores do Atlético se lamentam depois de disputa de pênaltis perdida na Sul-Americana(foto: José Bogado/AFP)

Projeto esportivo forte no Atlético?

Para uma virada de chave no aspecto esportivo, a classificação à Sul-Americana também é importante. O cenário garantiria maior orçamento para o futebol alvinegro em 2026 e, consequentemente, maior poderio para contratações.

Naturalmente, os grandes jogadores querem disputar grandes competições. Ficar de fora até mesmo da Sul-Americana, neste sentido, poderia diminuir o poder de convencimento do Galo no mercado.

Além disso, é claro, a “Grande Conquista” surgiria como nova possibilidade de um título de expressão para o Atlético no ano que vem. O clube já não ergue canecos de peso desde o início de 2022, quando venceu a Supercopa do Brasil diante do Flamengo.

O último jogo do Atlético em 2025

O último jogo do Atlético nesta temporada será disputado contra o Vasco, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças na Arena MRV, a partir das 16h deste domingo.

Compartilhe
Sair da versão mobile