O Atlético caiu de nível no segundo turno e fez campanha de Z4 nesse recorte do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque traz números da campanha do time na competição.
O alvinegro somou 28 pontos em 19 jogos nas partidas do primeiro turno. Alguns deles foram conquistados ao longo do segundo semestre, já que a equipe teve partidas adiadas ao longo do ano.
A melhora de desempenho com a chegada do técnico Jorge Sampaoli não teve tanto reflexo nos resultados. Sob o comando do argentino, o Galo venceu seis jogos, empatou seis e perdeu outros seis.
O Atlético somou 20 pontos em jogos referentes ao segundo turno. Foram cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas, com 18 gols feitos e 22 sofridos.
A equipe só fez uma campanha melhor do que o Internacional (fez 20 pontos, mas teve um saldo pior), e do que os rebaixados Juventude, com 18 pontos, e Sport, com oito pontos.
Classificação do Brasileiro no returno
- Palmeiras: 37 pontos
- Fluminense: 37 pontos
- Flamengo: 36 pontos
- Mirassol: 35 pontos
- Cruzeiro: 33 pontos
- Botafogo: 32 pontos
- Grêmio: 28 pontos
- Bahia: 27 pontos
- Fortaleza: 27 pontos
- Vitória: 27 pontos
- Vasco: 26 pontos
- Corinthians: 25 pontos
- São Paulo: 23 pontos
- Santos: 23 pontos
- Bragantino: 21 pontos
- Ceará: 21 pontos
- Atlético: 20 pontos
- Internacional: 20 pontos
- Juventude: 18 pontos
- Sport: 8 pontos
Atlético no Brasileiro
O Atlético ficou longe de se classificar à Copa Libertadores nas últimas rodadas, mas também da chance de ser rebaixado. No fim, a equipe garantiu vaga na próxima Copa Sul-Americana ao vencer o Vasco por 5 a 0 na última rodada, na Arena MRV.
O resultado deixou o Galo em 11º lugar na Série A, com 48 pontos – a 12 do G7 e a cinco do Z4.