A Série A do Campeonato Brasileiro está prestes a começar! A partir das 19h desta quarta-feira (28/1), o Atlético medirá forças com o Palmeiras na Arena MRV, em Belo Horizonte, em duelo pela primeira rodada da competição nacional. E o técnico Jorge Sampaoli já definiu a escalação alvinegra para o confronto.
A escalação do Atlético foi montada com: Everson; Alan Franco, Ruan Tressoldi, Junior Alonso e Renan Lodi; Maycon, Igor Gomes e Victor Hugo; Bernard, Dudu e Hulk.
O banco de reservas alvinegro tem: Gabriel Delfim; Natanael, Vitor Hugo, Vitão e Pascini; Alexsander, Gustavo Scarpa, Reinier, Índio e Cissé; Alan Minda e Cuello.
O Galo segue sem poder contar com os zagueiros Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo) e Ivan Román (fratura na mão direita). Além deles, fica de fora do jogo o atacante Júnior Santos, que tem negociações para defender o Bahia por empréstimo.
O lateral-direito Ángelo Preciado é a mais nova baixa. Recém-contratado, o equatoriano se recupera de entorse no tornozelo esquerdo.
Atlético no Campeonato Brasileiro
O Atlético ainda não divulgou as metas orçamentárias para 2026, mas tem um objetivo claro para o Brasileirão que está prestes a começar: voltar a figurar entre os primeiros colocados na tabela de classificação (G5). Uma boa campanha na competição nacional é o caminho ideal para que a equipe volte a jogar a Libertadores depois de duas temporadas de ausência.
Nos últimos anos, o Galo priorizou mata-matas e frustrou expectativas na Série A. Em 2024, o clube amargou a 12ª colocação, com 47 pontos, enquanto em 2025, com 48 pontos, ficou no 11º lugar.
O retorno à Libertadores em 2027 é primordial para o planejamento do Atlético, que ainda convive com endividamento bilionário e tenta equilibrar este cenário com a manutenção de investimentos no futebol para seguir em condições de competir em algo nível. O principal torneio continental oferece premiações mais expressivas que a Copa Sul-Americana e aumenta a capacidade de convencimento do clube no mercado.