O Goiás recebeu o Bahia neste sábado, no estádio Serrinha, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi derrotado pelo placar de 5 a 4 em um jogo eletrizante. Os gols foram marcados por Everaldo (3), Gilberto e Ratão para os baianos e Guilherme (2), Matheus Babi e João Magno para os goianos.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço deixou a zona de rebaixamento, foi a 28 pontos e chegou à 15ª posição do Brasileirão, empurrando justamente o Esmeraldino, que tem 27, de volta para o Z-4, em 17º.
Na próxima rodada, o Bahia recebe o Internacional na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Já o Goiás joga em casa novamente, dessa vez diante do São Paulo, também na quarta, às 20 horas.
O jogo
Os primeiros minutos de jogo foram marcados por um domínio do Goiás, que teve mais a posse de bola, mas não conseguia ameaçar seu adversário. A primeira chegada aconteceu aos dez minutos, quando Willian Oliveira chutou após boa troca de passes e obrigou Marcos Felipe a fazer boa defesa. Mas foi o Bahia que abriu o placar aos 14 minutos: Gilberto achou enfiada para Cauly, que cruzou rasteiro e, livre, Everaldo empurrou para o gol e encerrou a seca que vivia.
Aos 18, Gilberto ampliou para o Esquadrão de Aço com um gol antológico: o lateral cobrou falta do meio de campo pois viu Tadeu adiantado e balançou as redes. Os jogadores esmeraldinos reclamaram que a cobrança ainda não estava autorizada, mas o juiz confirmou o tento. No entanto, os donos da casa reagiram e chegaram ao seu primeiro gol. Palácios enfiou para João Magno, que cruzou por baixo e encontrou Guilherme, que, de carrinho, diminuiu a desvantagem.
Cauly, aos 36, lançou Everaldo, que guardou o segundo dele cara a cara com Tadeu para ampliar o marcador. Porém, Rezende cometeu pênalti e, na cobrança, Guilherme voltou a marcar e botou fogo no jogo mais uma vez. Antes do final da primeira etapa, Matheus Babi, minutos após entrar em campo, recebeu cruzamento e empatou a partida: 3 a 3. Um jogaço!
Na segunda etapa, ambos os técnicos mexeram em usas equipes, promovendo substituições. Logo aos quatro minutos, o Goiás chegou à virada com João Magno em mais uma jogada de cruzamento por baixo. Mas a alegria dos torcedores durou pouco pois Everaldo fuzilou a rede com um chute forte de dentro da área após bate-rebate e empatou o jogo mais uma vez, anotando seu hat-trick. E a segunda virada do jogo veio: de trivela, o artilheiro da partida serviu Rafael Ratão, que empurrou para o gol.
Pelo incrível que pareça, a partir da virada do clube baiano, o jogo ficou mais morno. Com mais posse de bola, o Esmeraldino tomou conta do jogo e foi para cima do Esquadrão de Aço, que adotou um estilo mais defensivo a fim de segurar três valiosos pontos num confronto direto contra o rebaixamento. Para fechar esse jogo maluco, Gabriel Teixeira – o Biel – recebeu cruzamento e bateu no alto, sem chances de defesa para Tadeu: 6 a 4!
Goiás 4 x 6 Bahia
Goiás: Tadeu; Bruno Santos, Lucas Halter (Sidimar), Bruno Melo e Hugo (Sander); Willian Oliveira, Raphael Guzzo (Luís Oyama) e Guilherme; Anderson Oliveira (Alesson), Palacios e João Magno. Técnico: Armando Evangelista.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Thaciano, Rezende e Yago Felipe e Cauly (Raul Gustavo); Ademir (Rafael Ratão) e Everaldo (Gabriel Teixeira). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Guilherme (2) (aos 26′ e aos 46′ do 1ºT), Matheus Babi (aos 48′ do 1ºT) e João Magno (aos quatro minutos do 2ºT) para o Goiás; Everaldo (3) (aos 14′ e aos 36′ do 1ºT e sete minutos do 2ºT), Gilberto (aos 18′ do 1ºT) e Rafael Ratão (aos dez minutos do 2ºT) e Gabriel Teixeira (aos 49′ do 2ºT) para o Bahia.
Cartões amarelos: Lucas Halter e Bruno Santos (Goiás); Rezende e Gabriel Teixeira (Bahia).
Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO)
Data: 7 de outubro de 2023 (sábado)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ribeiro (Fifa-SP) e Gustavo de Oliveira (SP)
VAR: Daiane Muniz dos Santos (Fifa-SP)