Em pouco mais de duas semanas, o Botafogo foi de favorito ao título no Campeonato Brasileiro ao risco de não se classificar diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores.
O grito de “é campeão”, que parecia se aproximar a cada rodada da Série A, transformou-se em “time sem vergonha” em razão das quatro derrotas consecutivas na competição. O Glorioso perdeu para Cuiabá, Palmeiras, Vasco e Grêmio.
As derrotas para Palmeiras e Grêmio ocorreram em circunstâncias inacreditáveis. O Botafogo chegou a estar vencendo o Verdão por 3 a 0, enquanto a vantagem parcial sobre o Tricolor Gaúcho era de 3 a 1. Mas os adversários reagiram nas partidas e ganharam de virada.
Quando terminou o turno da Série A, o Botafogo tinha 47 pontos – 13 a mais que Grêmio e Palmeiras, segundo e terceiro colocados. Agora, o Alvinegro vê os dois rivais chegarem aos 59 pontos, configurando um empate triplo.
O Botafogo ainda é o primeiro porque tem saldo melhor de gols que o Grêmio: 23 a 8. O Palmeiras está em terceiro por ter vencido menos jogos que os cariocas e gaúchos: 18 a 17. O Bragantino é o quarto, com 58. O Flamengo, quinto, tem 56.
Time pode cair para quarto lugar
Na 33ª rodada do Brasileiro, o Fogão terá confronto direto com o Bragantino, às 16h de domingo (12/11), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Se perder, será ultrapassado pelo próprio oponente e correrá o risco de cair para quarto.
O Palmeiras pode assumir a liderança provisória, pois enfrenta o Internacional no sábado (11), às 21h, na Arena Barueri. O Grêmio entra em campo no mesmo horário que o Botafogo, diante do Corinthians, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
É fato que o Botafogo tem um jogo a menos, contra o Fortaleza, mas as equipes se enfrentam apenas em 23 de novembro (quinta-feira), às 19h, pela 29ª rodada. Até lá, em virtude da pressão por resultados, o clube poderá se complicar ainda mais em uma campanha que parecia tão favorável para o troféu nacional.
Sequência negativa do Botafogo
- 29/10 – Botafogo 0x1 Cuiabá
- 01/11 – Botafogo 3×4 Palmeiras
- 06/11 – Vasco 1×0 Botafogo
- 09/11 – Botafogo 3×4 Grêmio
Qual foi a última vitória do Fogão?
A última vitória do Botafogo no Brasileiro foi sobre o lanterna América, em 18 de outubro, no Independência, pela 27ª rodada. Na ocasião, Júnior Santos marcou os dois gols do triunfo alvinegro por 2 a 1 em BH.
Botafogo no returno
No returno do Brasileiro, o Botafogo somou 12 pontos, à frente apenas do América, que contabilizou 11. Entre os principais concorrentes, o Bragantino obteve 26, enquanto Palmeiras e Grêmio conquistaram 25 cada.