“Têm coisas que só acontecem com o Botafogo”. Sempre que o time alvinegro amarga um insucesso, a frase é compartilhada por torcedores e fãs de futebol de modo geral. A expressão original – “há coisas que só acontecem ao Botafogo” – é de autoria do jornalista, escritor e poeta Paulo Mendes Campos (1922-1991), torcedor apaixonado pelo Clube da Estrela Solitária, em crônica publicada no ano de 1962.
Mais de seis décadas depois, o Botafogo disparou na liderança do Campeonato Brasileiro e fechou o turno com 47 pontos – 13 à frente de Grêmio e Palmeiras, primeiro e segundo colocados. Título encaminhado? Muitos aficionados duvidaram. Como foi o caso do ator Stepan Nercessian, de 69 anos, conhecido pelas várias atuações em novelas da Globo e pelos mandatos de vereador e deputado federal no Rio de Janeiro.
Em meio à crise do Glorioso, que perdeu quatro partidas consecutivas na Série A, as redes sociais relembraram nesta sexta-feira (10/11) a entrevista de Stepan ao ‘Cheguei Podcast do Garotinho’, em agosto. Na ocasião, o ator da Globo garantiu para José Carlos Araújo, o “Garotinho”, narrador da Rádio Tupi, que não estava confiante no título do Botafogo na Série A, apesar da grande diferença para Grêmio e Palmeiras. Relembre a conversa.
Stepan Nercessian: “Você acha que o botafoguense de verdade acha que o campeonato está ganho?
José Carlos Araújo, o “Garotinho: “Você não está acreditando?”
Stepan: Agora é que eu estou com medo! Agora é que entra a síndrome do Botafogo. Não quero nem pensar”.
Garotinho: “Treze pontos, Stepan…”
Stepan: “Perde quatro…”
Garotinho: “Mas os outros vão perder também”.
Stepan: “Mas podem ganhar!”.
Derrocada do Botafogo
Stepan Nercessian acabou “prevendo” a derrocada do Botafogo no Brasileirão. O time foi derrotado em sequência por Cuiabá (1 a 0), Palmeiras (4 a 3), Vasco (1 a 0) e Grêmio (4 a 3).
No returno, o Glorioso somou 12 pontos, à frente apenas do América, que contabilizou 11. Quanto aos principais concorrentes, o Bragantino obteve 26, enquanto Palmeiras e Grêmio conquistaram 25 cada.
As chances de título, que já estiveram acima de 90%, hoje são calculadas em 30%, segundo o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG.
No domingo (12/11), às 16h, o Botafogo enfrenta o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 34ª rodada. Posteriormente, haverá duelos com Fortaleza (fora), Santos (casa), Coritiba (fora), Cruzeiro (casa) e Internacional (fora).