O roteiro que envolve o Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023 é inacreditável. A equipe carioca chegou a ter 13 pontos de vantagem na liderança do torneio e agora, na terceira colocação, com 63 pontos, três a menos que o Palmeiras, o time tem somente 3,6% de chances de ser campeão, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
E o mais curioso – e cruel para os botafoguenses – é que o clube alvinegro do Rio de Janeiro precisava apenas fazer uma campanha de segundo turno igual ao 11º colocado da primeira parte do Campeonato Brasileiro, que foi o Fortaleza. Entenda abaixo a situação.
O indício era de uma vida tranquila para o Botafogo
Líder da competição, o Palmeiras tem 66 pontos e, como restam duas rodadas, chegará no máximo à marca de 72 pontos. Com isso, o Botafogo deveria somar 73 para ser campeão sem depender de critérios de desempate.
E o time indicou que alcançaria esse número com facilidade, tendo em vista que conquistou 47 pontos no primeiro turno, com 15 vitórias em 19 jogos, atingindo assim à melhor trajetória de um clube na parte inicial do Brasileirão por pontos corridos com 20 equipes.
Portanto, com 47 pontos, o Botafogo precisaria fazer apenas 26 no returno para chegar à marca máxima que o Palmeiras alcançará. Essa pontuação foi feita pelo Fortaleza no primeiro turno. A equipe cearense terminou a primeira parte do Brasileirão na 11ª colocação, com 26 pontos em 19 jogos.
Com isso, a equipe da Estrela Solitária deveria ter aproveitamento de apenas 45,61% para levantar a taça com 73 pontos. Na prática, o Botafogo tem campanha pífia no segundo turno: três vitórias, sete empates e sete derrotas – ou seja, 16 pontos em 17 partidas e 31,4% de aproveitamento.
Em contrapartida à necessidade de aproveitamento do 11º colocado em 19 rodadas, o Botafogo tem campanha semelhante às equipes que estavam na zona de rebaixamento, como Santos e Vasco, que conquistaram 18 e 16 pontos, respectivamente.
Botafogo ainda pode ficar com título
Mesmo com o desempenho de um clube que lutaria contra o rebaixamento no segundo turno – 18ª pior campanha desde a 20ª rodada -, o Botafogo segue na briga pelo título contra equipes que, há algumas rodadas, nem sonhavam com a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023.
No fim do primeiro turno, o Botafogo tinha 13 pontos de vantagem justamente para o Palmeiras, que conquistou 34 pontos na primeira parte do torneio. Agora, o Verdão é o líder, com 66 pontos e, consequentemente, favorito ao título, com 85,7% de chances, segundo especialistas da UFMG.
Já o Atlético, na terceira posição com os mesmos 63 pontos botafoguenses, esteve 22 pontos atrás do líder na rodada 17. Na ocasião, o Galo era o 13º, com 21, enquanto o clube carioca liderava, com 43.
Mesmo assim, o Botafogo é o vice-líder da competição e depende de uma combinação de tropeços palmeirenses para conquistar a taça. Além de o Glorioso vencer as duas partidas – contra Cruzeiro (casa) e Internacional (fora) -, o Palmeiras não pode somar mais que dois pontos diante de Fluminense (casa) e Cruzeiro (fora).
Se o Verdão fizer três pontos, o clube da Estrela Solitária só será campeão se tirar a diferença de sete gols no saldo – o Palmeiras tem 30, enquanto o Botafogo conta com 23 gols.