CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo perde para o Internacional e fica em quinto no Brasileiro

Botafogo terminou a Série A em quinto lugar, com 64 pontos, e terá que disputar a Libertadores na segunda fase anterior aos grupos
Foto do autor
Compartilhe

O Botafogo confirmou o fim de Campeonato Brasileiro melancólico ao perder por 3 a 1 para o Internacional, nesta quarta-feira (6/12), no Beira-Rio. Com o resultado, os alvinegros terminaram a Série A fora do G4, em quinto lugar, e terão que jogar a fase prévia da Copa Libertadores. Já os gaúchos ficaram em nono, com 55, na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

A equipe do Internacional foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar com Enner Valencia. O Botafogo empatou no começo da etapa final, com Janderson, mas viu os donos da casa fazerem dois em seguida, com Alan Patrick e Pedro Henrique.

O revés no Rio Grande do Sul foi o desfecho de um returno trágico para o Botafogo. Líder nas 19 rodadas iniciais com 47 pontos – 13 à frente de Flamengo e Palmeiras -, o Glorioso somou apenas 17 na segunda metade da competição e viu o título escapar pelas mãos. O Palmeiras se sagrou campeão nacional pela 12ª vez ao somar 70.

O jogo

O Botafogo tentou esboçar uma pressão nos primeiros minutos, mas viu o Internacional logo ter o controle da partida. Os donos da casa abriram o placar aos 18 minutos. Enner Valencia aproveitou cruzamento rasteiro e mandou para a rede.

O Colorado continuou melhor e chegou a balançar a rede novamente, com Alan Patrick. No entanto, o gol foi anulado por impedimento no lance. Em seguida, o Botafogo também teve gol anulado por impedimento, feito por Luís Henrique.

Na parte final, o confronto ficou aberto. Os gaúchos assustaram em lances com Maurício e Pedro Henrique. Já o Botafogo teve chance de empatar após erro de Rochet. Assim, o Inter manteve a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, o Glorioso foi eficiente e empatou com um minuto. Janderson aproveitou cruzamento e cabeceou para a rede. Mas o Internacional não deu chance para o azar e ficou novamente a frente aos quatro, com Alan Patrick. O meia recebeu passe na área, dominou e chutou sem chance para Lucas Perri.

O revés foi sentido pelos visitantes, que viu o adversário marcar mais um aos sete minutos. Pedro Henrique foi lançado ainda no campo de defesa, entrou na área e chutou para a rede.

O novo gol sofrido acabou com o ânimo do Botafogo. A partir daí, o Internacional passou a administrar o resultado. Os visitantes só esboçaram atacar na parte final. No entanto, o Botafogo errou muito e pouco incomodou o Inter, que garantiu os três pontos.

INTERNACIONAL 3 X 1 BOTAFOGO

INTERNACIONAL: Rochet, Bustos, Igor Gomes, Mercado e Renê; Bruno Henrique, Aránguiz, Mauricio e Gabriel Barros (Johnny); Alan Patrick e Enner Valencia (Pedro Henrique). Técnico: Eduardo Coudet

BOTAFOGO: Lucas Perri, Víctor Cuesta, Danilo Barbosa e Philipe Sampaio; Carlos Alberto (Junior Santos), Tchê Tchê, Marlon Freitas (Tiquinho Soares), Eduardo (JP Galvão) e Hugo; Luís Henrique (Victor Sá) e Janderson (Matheus Nascimento). Técnico: Tiago Nunes

Cartões amarelos: Danilo Barbosa e Matheus Nascimento (Botafogo)
Gols: Enner Valencia, aos 18min do primeiro tempo; Alan Patrick, aos 4min do segundo tempo; Pedro Henrique, aos 7min do segundo tempo (Internacional); Janderson, a 1min do segundo tempo (Botafogo)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 6 de dezembro de 2023 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)

Compartilhe