O Botafogo venceu por 2 a 1 o Cuiabá, nesta quarta-feira (3/7), na Arena Pantanal, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os cariocas chegaram a 27 pontos e colaram na ponta do torneio. Já o Dourado segue com 13 pontos, na 15ª posição.
O Botafogo abriu o placar com Kauê no primeiro tempo. Só que o Cuiabá empatou antes do intervalo, com Isidro Pitta, de pênalti. Na etapa final, os cariocas chegaram a vitória com Mateo Ponte.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Atlético, neste domingo (7/7), no Nilton Santos, às 20h30 (de Brasília). No sábado (6), o Cuiabá visita o Flamengo, no Maracanã, a partir das 21h.
O jogo
O Cuiabá criou boa chance de marcar aos dois minutos, com Isidro Pitta. O atacante chutou para grande defesa de John. Só que a resposta do Botafogo veio em grande estilo, aos quatro. Após roubada de bola no campo de ataque, Kauê recebeu na entrada da área e finalizou sem chance para Walter.
O revés foi sentido pelos donos da casa. Tanto que o Botafogo quase ampliou aos seis minutos. Junior Santos recebeu passe na entrada da área e chutou para boa defesa de Walter.
Após o início movimentado, o duelo caiu de rendimento. Cuiabá e Botafogo alternavam a posse de bola, sem qualquer perigo. Os donos da casa conseguiram assustar somente aos 36 minutos, quando Matheus Alexandre tentou cruzar, mas quase acertou o gol. John estava atento para fazer a defesa.
O lance animou o Cuiabá, que pressionou o Botafogo. Os matogrossenses foram premiados aos 44 minutos. O árbitro foi chamado pelo VAR após empurrão de Lucas Halter em Isidro Pitta na área e marcou o pênalti. O próprio atacante cobrou sem chance para John. Assim, o duelo foi igual para o intervalo.
No segundo tempo, o Cuiabá voltou melhor e desperdiçou grande chance com um minuto. Isidro Pitta fez grande jogada e deu passe para Clayson na pequena área. Só que o atacante errou o alvo e mandou pela linha de fundo
O susto fez o Botafogo melhorar a marcação. Os cariocas passaram a ter mais posse de bola, mas erravam muito no setor ofensivo. Aos poucos, o Cuiabá voltou a ter o domínio do jogo.
Só que aos 30 minutos, o Botafogo chegou ao segundo gol. Junior Santos arriscou da entrada da área, Walter deu rebote e Mateo Ponte apareceu para mandar para a rede.
Após o revés, o Cuiabá se lançou ao ataque em busca do empate. No entanto, o Botafogo recuou e conseguiu segurar a vitória na Arena Pantanal.
Cuiabá 1 x 2 Botafogo
- Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
- Data: 3 de julho de 2024 (Quarta-feira)
- Horário: 19h (de Brasília)
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa-MG)
- VAR: Charly Wendy Straub Deretti (Fifa-SC)
- Cartões amarelos: Alan Empereur, André Luís, Raylan e Filipe Augusto (Cuiabá); Óscar Romero (Botafogo)
- GOLS: Isidro Pitta, aos 44 minutos do primeiro tempo (Cuiabá) / Kauê, aos 4 minutos do primeiro tempo; Mateo Ponte, aos 30 minutos do segundo tempo (Botafogo)
- CUIABÁ: Walter; Bruno Alves, Marllon e Alan Empereur (Lucas Fernandes); Matheus Alexandre (Raylan), Filipe Augusto, Denilson (Fernando Sobral) e Ramon; Jonathan Cafú (Jadson), Isidro Pitta e Clayson (André Luís). Técnico: Petit.
- BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos e Marçal (Cuiabano); Gregore (Tiquinho Soares), Marlon Freitas, Kauê (Danilo Barbosa) e Eduardo; Luiz Henrique (Óscar Romero) e Junior Santos (Diego Hernández). Técnico: Artur Jorge.