CAMPEONATO BRASILEIRO

Botafogo vence Palmeiras, recupera liderança do Brasileiro e ganha moral para final contra o Atlético

Botafogo faz 3 a 1 no Palmeiras, vai a 73 pontos na Série A e chega confiante para a decisão da Libertadores
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Botafogo está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro! Em uma espécie de “final antecipada”, o time carioca não tomou conhecimento do Palmeiras e venceu por 3 a 1, em pleno Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta terça-feira (26/11), pela 36ª rodada. Com isso, chegou a 73 pontos, três a mais que o Verdão, e depende apenas de si para conquistar a Série A.

Em finalização de dentro da área após cobrança de escanteio, Gregore abriu o placar para o Botafogo, aos 19 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 27′, Savarino se aproveitou de passe de Igor Jesus após lançamento do goleiro John em tiro de meta e ampliou para 2 a 0. Por fim, aos 44, Adryelson anotou o terceiro, em conclusão de cabeça.

O Palmeiras diminuiu aos 47 minutos, em arremate de Richard Ríos. Contudo, não havia mais tempo para a reação, e o Botafogo confirmou a 21ª vitória no campeonato, quebrando uma sequência de três empates que quase comprometeu a briga pelo título.

Além de reassumir a ponta do Brasileiro, o Glorioso ganhou moral para a decisão da Copa Libertadores, contra o Atlético. As equipes medem forças no sábado (30/11), às 17h (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.

O Galo vive momento difícil na temporada, pois perdeu para o Juventude por 3 a 2, nesta noite, no Independência, em Belo Horizonte. O clube mineiro completou dez partidas sem vitória (quatro empates e seis derrotas).

Próximos duelos no Brasileirão

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (4/11) para enfrentar o Cruzeiro, pela 37ª rodada. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Já o Botafogo visita o Internacional, também na quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Palmeiras x Botafogo – o jogo

O Palmeiras começou o jogo pressionando o Botafogo e desenhou primeiro as melhores chances do jogo, embora sem muito perigo. A primeira finalização do Verdão foi com um minuto, em chute de Ríos, que parou em defesa de John. Aos seis minutos, depois de cobrança de escanteio, Gómez subiu e mandou para fora, próximo da trave direita do Botafogo. Na sequência, Veiga também teve chance e mandou no meio do gol, fácil para John. Pouco depois, o Verdão recuperou a bola, e Rony recebeu na área, mas chegou atrasado e errou o chute, mandando para fora.

Aos 18 minutos, o Botafogo surpreendeu o Palmeiras e abriu o placar em jogada ensaiada. Alex Telles cobrou escanteio e deu no pé de Thiago Almada, que mandou na área para Gregore finalizar, livre de marcação, e estufar a rede de Weverton: 1 a 0.

O Verdão ficou perto de empatar aos 22. Raphael Veiga cobrou o lateral na área, a bola sobrou com Rony, que bateu de primeira e acertou em cheio o pé da trave de John. Aos 29, Estêvão recebeu pela direta, e a defesa alvinegra afastou.

O Botafogo assustou a defesa palmeirense aos 44. Primeiro, com Almada, depois, em finalização de Savarino. Weverton defendeu ambas.

O Palmeiras respondeu na sequência. Estêvão puxou contra-ataque, invadiu a área e cruzou. Marcos Rocha apareceu na segunda trave, cabeceou e viu John fazer grande defesa para evitar o empate. Nos acréscimos, Estêvão sofreu falta perto da entrada da área. Veiga cobrou direto e mandou por cima do travessão.

Segundo tempo

O Palmeiras começou o segundo tempo em cima do Botafogo. Aos sete minutos, Rony recebeu de Caio Paulista e cruzou na área. Flaco López tentou desviar, não alcançou, mas a bola passou perto da trave de John. Três minutos depois, Flaco López recebeu lançamento, ganhou de Barboza na marcação e mesmo sozinho, finalizou de fora da área, tentando encobrir, mas o goleiro defendeu. Na sequência, Estêvão cruzou na área e Rony cabeceou por cima do gol.

O lance que modificou o desfecho do confronto ocorreu aos 24 minutos da etapa final. Em disputa na área, Marcos Rocha acertou o rosto de Igor Jesus e, inicialmente, recebeu o cartão amarelo. Contudo, o árbitro foi para o VAR, anulou o amarelo e aplicou o cartão vermelho.

Aos 26, Estêvão saiu em velocidade pela direita, foi derrubado na área, mas o árbitro mandou seguir o jogo. No lance seguinte, John lançou no ataque, Igor Jesus ajeitou de cabeça e Savarino apareceu livre na área, bateu firme e ampliou o marcador.

Com um jogador a mais, o Botafogo teve espaço para criar várias jogadas. Thiago Almada saiu cara a cara com Weverton e viu o goleiro palmeirense fazer grande defesa.

O terceiro gol veio aos 44 minutos. Savarino cobrou escanteio, Adryelson subiu mais que a defesa palmeirense e mandou para o fundo do gol.

O Palmeiras descontou nos acréscimos. Gabriel Menino cobrou falta na área, a bola sobrou para Richard Ríos, e o colombiano mandou no canto de John.

PALMEIRAS 1 X 3 BOTAFOGO

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno (Mauricio), Richard Ríos e Raphael Veiga (Mayke); Felipe Anderson (Flaco López), Estêvão (Gabriel Menino) e Rony (Dudu). Técnico: Abel Ferreira

BOTAFOGO: John; Vitinho, Bastos (Adryelson), Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas, Savarino e Thiago Almada (Eduardo); Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge

Gols: Richard Ríos, aos 47 minutos do 2°T (Palmeiras); Gregore, aos 18 minutos do 1°T, Savarino, aos 27 minutos do 2°T e Adryelson, aos 43 minutos do 2°T (Botafogo)
Cartão vermelho: Marcos Rocha (Palmeiras)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez (Palmeiras); Alex Telles, Alexander Barboza, John, Thiago Almada (Botafogo)

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 26 de novembro de 2024 (terça-feira)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Wagner Reway (Fifa/ES)
Público: 31.753 torcedores
Renda: R$ 3.284.958,13

Compartilhe