Recém-campeão da Copa Libertadores com a vitória sobre o Atlético, o Botafogo pode garantir o título da Série A do Campeonato Brasileiro já nesta quarta-feira (4/12). Para isso, o Glorioso depende do resultado da partida entre Palmeiras e Cruzeiro.
O Botafogo tem 73 pontos no Brasileirão enquanto o Palmeiras, única equipe que ainda pode desbancar o alvinegro, soma 70.
Desta forma, se o Verdão for derrotado pelo Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, o Botafogo garante o tricampeonato brasileiro com apenas um empate com o Internacional. As equipes se enfrentam no mesmo horário, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Contudo, se o Palmeiras empatar com o Cruzeiro, o Botafogo precisa vencer o Inter para conquistar o Brasileirão ainda na 37ª rodada.
Em caso de vitória alviverde, o campeonato será decidido na última rodada, independentemente de qual seja o resultado da partida do Glorioso.
Na 38ª rodada, o Botafogo joga contra o São Paulo, que está na sexta colocação e já garantiu vaga na Libertadores de 2025. Por outro lado, o Palmeiras enfrenta o Fluminense, atualmente na 16ª colocação, brigando contra o rebaixamento.
Cruzeiro x Palmeiras: jogo sem torcida no Mineirão
Nesse domingo (1/12), a CBF determinou que a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, em Belo Horizonte, não terá a presença de público.
A decisão partiu de uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais para proibir a presença de palmeirenses no estádio. O órgão sugeriu a realização do jogo somente com cruzeirenses nas arquibancadas por causa dos episódios de violência entre torcedores dos clubes.
Em outubro, integrantes da Mancha Verde, organizada do Palmeiras, fizeram emboscada contra membros da Máfia Azul, que apoiam o Cruzeiro. A briga na Rodovia Fernão Dias, em Mariporã (SP), provocou a morte de um torcedor mineiro – carbonizado dentro de um ônibus incendidado – e deixou 12 feridos.