José Kadir, atacante panamenho do Botafogo, brilhou na vitória da equipe carioca contra o Sport, na noite desta terça-feira (18/11), ao fazer dois gols, um deles nos acréscimos, para decidir a partida..
O tento teve ares históricos: o jovem jogador, de apenas 18 anos, foi o segundo panamenho a fazer um gol na história do Campeonato Brasileiro.
Quem é José Kadir?
José Kadir Barría Rose nasceu no dia 18 de julho de 2007. O atacante chegou ao Botafogo em 2024, para integrar as categorias de base do Glorioso, após ter sido visto pelo departamento de scout do clube em um torneio no Panamá, em setembro do ano passado.
O jogador assinou um pré-contrato, inicialmente, por ainda não ter completado 18 anos quando chegou ao Brasil.
Ao completar a maioridade, o atleta assinou o vínculo definitivo e desde então fez quatro gols em seis jogos pelo time Sub-20, antes de ser promovido à equipe principal.
Como foi o primeiro gol de Kadir?
Kadir estreou entre os profissionais na derrota do Botafogo, por 2 a 0, para o Fluminense, em setembro deste ano, e só voltou a campo nesta terça-feira, contra o Sport. O jogador entrou em campo aos 39 minutos da primeira etapa, para substituir Cris Ramos, lesionado.
Aos 12 minutos da segunda etapa, o panamenho recebeu passe de Danilo, por elevação, matou a bola na coxa e sem deixar a redonda cair empurrou para as redes, sem chances para o goleiro Gabriel.
Foi o primeiro gol do jovem entre os profissionais. Após o tento, o garoto foi às lágrimas.
Estrela e gol da vitória
O jovem demonstrou ter estrela e foi decisivo, ao matar o confronto, aos 49 minutos do segundo tempo, com o segundo gol no jogo, o terceiro do Fogão.
Kadir recebeu novo passe de Danilo, ajeitou e bateu no ângulo. A bola ainda pegou no travessão antes de entrar.
Quem foi o primeiro panamenho a fazer gol no Brasileirão?
O primeiro panamenho a ir às redes no Brasileirão foi o zagueiro Felipe Baloy, que jogou no Grêmio, em 2003 e 2004, e no Athletico-PR, em 2005.
Todos os tentos anotados pelo zagueiro foram com a camisa do Tricolor, sendo um contra o Fortaleza, em 2003, e os outros dois em 2004, contra Atletico-PR e Santos.
Com a camisa do Furacão, Baloy passou em branco.
Baloy fez o primeiro gol panamenho na história das Copas do Mundo
O zagueiro ficou mundialmente conhecido em 2018, ao marcar o primeiro gol do Panamá na história das Copas, na goleada sofrida diante da Inglaterra, por 6 a 1. O defensor fez mais de 100 jogos pela Seleção.