O Botafogo se classificou para a Copa Libertadores de 2026 ao vencer o Grêmio por 3 a 2, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado na noite deste sábado (22/11), os alvinegros chegaram a 58 pontos, na quinta posição. Já os gaúchos seguem com 43 pontos, em 12º.
Como foi o jogo
O Botafogo começou a partida tentando pressionar o Grêmio. No entanto, os donos da casa tinham dificuldade em passar pela marcação gaúcha. Só que na primeira oportunidade, os alvinegros abriram o placar, aos 14 minutos. Savarino acertou o travessão e viu Artur pegar o rebote. O atacante finalizou, Tiago Volpi deu rebote e Cuiabano mandou para a rede.
O revés fez o Grêmio buscar o ataque. Mas foi o Botafogo que aproveitou os espaços para ampliar aos 18 minutos. Artur recebeu passe na área, passou por Gustavo Martins e finalizou sem chance para Tiago Volpi.
Mesmo após o segundo gol, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Botafogo manteve o controle da partida e quase ampliou aos 32 minutos, em chute de Savarino na rede pelo lado de fora. Já o Grêmio só conseguiu levar perigo em seguidas em chute de André sobre o travessão.
No segundo tempo, o Grêmio voltou com postura ofensiva e diminuiu o placar logo aos dois minutos. André aproveitou cruzamento e cabeceou para a rede. O gol animou os gaúchos. Tanto que o Grêmio se manteve no ataque e quase empatou aos 12 minutos. Cuellar chutou da entrada da área e Léo Linck se esticou para salvar para o Botafogo.
Os alvinegros continuaram melhores na partida e tiveram boa chance aos 36 minutos. Cuiabano fez grande jogada e chutou para boa defesa de Tiago Volpi. No lance seguinte, o Botafogo chegou ao terceiro. Após cobrança de escanteio, David Ricardo escorou e Marçal cabeceou para a rede.
Nos minutos finais, o Grêmio se lançou ao ataque e voltou a marcar aos 44 minutos. Carlos Vinícius aproveitou cruzamento e mandou para a rede. No entanto, os gaúchos não tiveram tempo para reagir e viram o Botafogo administrar o resultado para sair de campo com a vitória.
BOTAFOGO 3 X 2 GRÊMIO
BOTAFOGO: Léo Linck, Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino (Montoro); Artur (Marçal), Kadir (Arthur Cabral) e Correa (Barrera). Técnico: Davide Ancelotti
GRÊMIO: Thiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon; Dodi, Cuellar e Edenilson (Aravena); Alysson (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André (Carlos Vinícius). Técnico: Mano Menezes
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Cartões Amarelos: Vitinho e Savarino (Botafogo); Noriega, Marlon, Gustavo Martins e Dodi (Grêmio)
Gols
- Cuiabano, aos 15’ do 1ºT (Botafogo)
- Artur, aos 19’ do 1ºT (Botafogo)
- André, aos 3′ do 2ºT (Grêmio)
- Marçal, aos 37′ do 2ºT (Botafogo)
- Carlos Vinícius, aos 44′ do 2ºT (Grêmio)
Arbitragem
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Próximos jogos
Botafogo
- Corinthians x Botafogo (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 30 de novembro (domingo) às 16h
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Grêmio
- Grêmio x Palmeiras (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 25 de novembro (terça-feira) às 21h30
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre