Com Atlético-GO e Cuiabá virtualmente rebaixados, o Campeonato Brasileiro tem disputa acirrada para definir os outros clubes que vão cair para a Série B de 2025. A presença do Bragantino no Z4 é um exemplo de que nem sempre dispor de grande orçamento e fazer investimentos vultosos em contratações trarão resultados expressivos nas competições.
Controlado pela companhia austríaca de bebidas energéticas Red Bull, o Bragantino faturou R$ 488 milhões em 2023, à frente de gigantes como Grêmio, Atlético, Cruzeiro, Santos e Vasco. O clube fez bom Brasileirão no ano passado ao terminar em sexto, com 62 pontos, classificando-se para a Copa Libertadores. Em 2024, a situação é diferente.
O Massa Bruta completou 10 partidas sem vitória na Série A ao empatar nesta quarta-feira (20/11) com o São Paulo, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 34ª rodada. Com isso, permaneceu na zona de rebaixamento, em 18º lugar. A campanha é de 37 pontos, com oito vitórias, 13 empates, 13 derrotas, 35 gols marcados e 41 sofridos.
Última vitória
O último triunfo foi em 1º de setembro, na 25ª rodada: 2 a 1 sobre o Bahia. Na ocasião, o Braga alcançou 30 pontos, na 11ª posição, e se afastou do Z4. Entretanto, nos confrontos posteriores, o time paulista contabilizou sete empates e três derrotas, o que levou a diretoria a demitir o técnico português Pedro Caixinha e buscar Fernando Seabra, ex-Cruzeiro.
Nesse período de um mês e meio sem ganhar, o Red Bull Bragantino viu a concorrência se reabilitar no Brasileiro. Um exemplo é o Vitória, que saiu da vice-lanterna para o 12º lugar ao somar 19 pontos em 30 possíveis (63,3%). O Corinthians também deu boa arrancada, saltando do 17º (25) ao nono posto (44).
Próximos jogos
O próximo desafio do Bragantino é contra o Internacional, às 16h de domingo (24), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 35ª rodada. O duelo tende a ser complicado, visto que o Colorado briga na parte de cima da tabela – quinto colocado, com 59 pontos – e pretende assegurar vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2025.
Depois do Inter, o Red Bull enfrenta o Cruzeiro (casa), que também almeja a Libertadores, e dois concorrentes diretos na luta para se afastar do Z4: Athletico-PR (14º, com 40) e Criciúma (17º, com 37). O clube de Bragança Paulista busca pelo menos oito pontos em 12 possíveis para atingir 45 e permanecer na elite nacional.