Rodrigo Matuck – Gazeta Esportiva
O Corinthians perdeu uma boa chance de se distanciar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o Timão ficou apenas no empate de 1 a 1 com o Goiás, em plena Neo Química Arena, pela 21ª rodada.
Os visitantes saíram na frente com Guilherme, de pênalti, aos 13 minutos do segundo tempo. Os mandantes buscaram o empate aos 37, com Maycon, que anotou o 500º gol da história do estádio corintiano.
Com o resultado, o Alvinegro estacionou na 13ª colocação, com 25 pontos, quatro a mais que o Santos, que abre o Z4 e ainda joga nesta rodada, contra o Atlético, fora de casa. O Esmeraldino, por sua vez, está em 15º, com 24.
O Corinthians volta as suas atenções agora para a Sul-Americana. O time visita o Estudiantes-ARG nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pela partida de volta das quartas de final do torneio. Na ida, os paulistas venceram por 1 a 0.
Já o próximo desafio pelo Brasileirão será no domingo, às 16 horas, contra o Palmeiras. O clássico da 22ª rodada será na Neo Química Arena. No sábado, às 16 horas, o Goiás recebe o Internacional.
O jogo
A primeira etapa começou com os visitantes partindo para cima em Itaquera. Com apenas um minuto, Hugo aproveitou o rebote após cobrança de falta e emendou uma pancada pelo lado.
Com o susto, os mandantes acordaram e tentaram pressionar. Aos cinco, Romero fez boa triangulação com Léo Maná e Ruan Oliveira e cruzou para Yuro Alberto, que foi travado. Na sequência, o camisa 9 tentou de novo, mas novamente teve a finalização bloqueada pela defesa.
Já aos 19, o atacante, enfim, conseguiu concluir. Bidu recebeu ótimo passe de Ruan Oliveira e cruzou na cabeça de Yuri Alberto, que cabeceou para fora. Dez minutos depois, Romero foi acionado na ponta da área, cortou para o meio e bateu colocado. Atento, Tadeu agarrou firme.
Com o relógio marcando 33 minutos, Yuri Alberto aproveitou o vacilo da defesa adversária e partiu em liberdade. O centroavante tentou a finalização de longe, mas errou o alvo.
O Goiás respondeu no lance seguinte. Allano recebeu na direita, já dentro da área, fintou dois defensores e bateu firme para a ótima defesa de Cássio. Aos 40, Maguinho apareceu sozinho em cobrança de escanteio e cabeceou na rede de cima do gol.
2º tempo
Na volta do intervalo, os visitantes voltaram com muito ímpeto. Com menos de um minuto, Allano puxou contra-ataque pelo meio e serviu para João Magno, que bateu cruzado. A bola desviou em Lucas Veríssimo e passou perto da trave. Na sequência, foi a vez de Allano tentar. O atacante dominou dentro da área e chutou com muito perigo à direita da meta de Cássio.
Aos 10, Anderson disparou pela esquerda e carimbou a trave em finalização de longe. No rebote, a bola bateu em Allano e tomou o caminho do gol. Antes dela entrar, contudo, a defesa alvinegra rasgou.
Já aos 13, nada impediu o gol do Goiás. Após vacilo de Lucas Veríssimo na saída de bola, João Magno dominou dentro da área e foi derrubado por Bidu, gerando pênalti. Na cobrança, Guilherme estufou as redes e abriu o placar.
Em desvantagem, o Corinthians tentou pressionar. O técnico Vanderlei Luxemburgo, inclusive, lançou alguns de seus principais jogadores, como Renato Augusto, Maycon e Rojas, para tentar melhorar a sua equipe. O time, no entanto, seguiu com muitas dificuldades para ser perigoso.
Desta forma, a alternativa foi tentar de longe. Renato Augusto dominou na intermediária e arrematou colocado para a defesa de Tadeu.
Já aos 36, o Timão conseguiu buscar o empate. Maycon foi esperto ao roubar a bola de Willian e tocou para Renato Augusto, que devolveu para o meia. O camisa 7, então, finalizou de peito para deixar tudo igual na Neo Química Arena.
E os mandantes seguiram em cima. Logo na sequência, Mosquito recebeu pela esquerda e soltou uma bomba para a intervenção de Tadeu. Aos 43, Yuri Alberto foi acionado dentro da área e soltou uma pancada para a ótima defesa do goleiro, que voltou a ser exigido no lance seguinte, desta vez em conclusão de Lucas Veríssimo.
Nos acréscimos, o Corinthians partiu para a pressão final, mas nada foi suficiente para evitar o empate com o Goiás.
CORINTHIANS 1 X 1 GOIÁS
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 26 de agosto de 2023, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG-FIFA)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Rafael Traci (SC-FIFA)
Cartões amarelos: Léo Maná, Lucas Veríssimo e Bruno Méndez (Corinthians); Anderson (Goiás)
Gols: Maycon, aos 37 do 2ºT (Corinthians); Guilherme, aos 13 do 2ºT (Goiás)
CORINTHIANS
Cássio, Léo Maná (Bruno Méndez), Lucas Veríssimo, Caetano e Matheus Bidu; Moscardo (Maycon), Ruan Oliveira (Rojas) e Giuliano (Renato Augusto); Wesley (Gustavo Mosquito), Romero e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GOIÁS
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira, Morelli e Guilherme (Rafael); Anderson, João Magno e Allano. Técnico: Armando Evangelista