FUTEBOL NACIONAL

‘O melhor presidente da história do Corinthians se chama Lula’, diz jornalista

Juca Kfouri disse que renegociação da dívida com a Caixa pelo financiamento do estádio construído pelo clube paulista só foi possível pela intermediação do petista
Foto do autor
Compartilhe

O jornalista Juca Kfouri, colunista do UOL, disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o “melhor presidente da história do Corinthians”. O comentarista argumenta que a renegociação da dívida com a Caixa pelo financiamento do estádio construído pelo clube paulista só foi possível porque acabou intermediada pelo político petista.

O Corinthians quitará a sua dívida com a Caixa comprando, com 90% de desconto, dívidas que o banco teria que pagar a terceiros no longo prazo, os chamados precatórios, além do dinheiro da venda do nome do estádio. O banco aceitou a negociação porque já considerava o valor perdido pela falta de pagamento.

“(O acordo) vai resolver a situação do Corinthians de que maneira? O Corinthians tem R$ 300 milhões congelados, que foi o que pagou quem comprou o direito de usar o nome do estádio, a Neo Química. Esse dinheiro vai todo para a Caixa. O restante da dívida o Corinthians pagará à ‘prazo de égua’ com os precatórios que tem a receber”, disse o jornalista.

“É uma engenharia financeira. Se ela é republicana ou não, eu confesso minha incapacidade para carimbar. Precisamos de mais detalhes, a coisa não está resolvida, a coisa está contando com a boa vontade do presidente da Caixa, mas depende também de decisões do conselho da Caixa”, acrescentou.

“Ao que tudo indica, vai resolver. Quem vai resolver? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O melhor presidente da história do Corinthians se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Foi nesse período que o Corinthians construiu estádio, CT e tal, porque com um presidente amigo. É bom deixar bem claro, o presidente Lula não recebeu um tostão por causa disso”, afirmou o colunista.

Estádio seria ‘um presente’, diz jornalista

Juca Kfouri disse que o estádio do Corinthians seria um “presente” da construtora Odebrecht para o time do presidente do Brasil. “Vamos voltar no tempo e no espaço. O Corinthians iria ganhar de presente da Odebrecht um estádio de futebol. Isso dito pelo dono da Odebrecht: ‘é um presente para o presidente Lula’. Ia custar até R$ 1 bilhão, que para a Odebrecht era dinheiro de amendoim. Como a Odebrecht era parceira do Governo Federal para tudo, no Brasil e fora do Brasil, esse bilhão seria mais que compensado pelas obras que a Odebrecht teria”.

“Houve a operação Lava Jato no meio do caminho, e aquilo que era um presente virou presente de grego, tem que pagar. Para todo mundo que dizia o tempo todo que o Corinthians não ia pagar um tostão pelo estádio, era um presente, mudou. E o Corinthians começou a ter de pagar, empurrar a dívida com a barriga e está nessa situação desgraçada em que está. As coisas mudaram na vida política brasileira, agora voltou exatamente o presidente que teria ganhado de presente o estádio para o seu time de coração, e ele está intermediando, evidentemente, uma negociação com a Caixa”, completou.

Compartilhe