Por André da Silva Costa – A boa sequência de vitórias do Corinthians teve fim neste sábado (1º/6). Na Neo Química Arena, o Timão foi superado pelo Botafogo e perdeu de 1 a 0, com gol de Junior Santos. A derrota, somada a outros resultados da rodada, empurrou os comandados de António Oliveira para a zona de rebaixamento do torneio.
A equipe do Parque São Jorge caiu para o 17º lugar da tabela, com cinco pontos. Do outro lado, o Glorioso assumiu a a liderança do Brasileirão, de maneira provisória, com 13.
O Corinthians agora ficará mais de uma semana sem entrar em campo. A próxima partida do time está marcada para o dia 11 de junho (terça-feira), diante do Atlético-GO, no Antônio Accioly, pela oitava rodada da Série A. A bola rola a partir das 19h (de Brasília).
Já o Botafogo tem pela frente o clássico com o Fluminense. O embate carioca também acontece no dia 11, mas às 20h da noite, no Nilton Santos, pelo Brasileirão.
O jogo
Os primeiros 20 minutos de jogo foram truncados. Ambos os times buscavam encontrar maneiras de furar as defesas adversárias, mas esbarravam em erros técnicos e não criaram chances de perigo.
A primeira grande oportunidade surgiu aos 21 minutos. Luiz Henrique dominou pela direita e colocou a bola na área para Marlon Freitas, que chegou como elemento surpresa, mas cabeceou mal e mandou para fora. Quase o Fogão sai na frente em Itaquera.
O Corinthians chegou aos 24, por meio de uma jogada ensaiada. Em uma cobrança de falta, Igor Coronado deu passe rasteiro para Garro, que acabou furando perto da pequena área. Com 27, Luiz Henrique cruzou para Danilo Barbosa, mas o volante não conseguiu aproveitar, e a zaga do Timão afastou.
Aos 35, a equipe mandante teve boa chance de abrir o placar. Wesley saiu em contra-ataque e lançou para Raniele. O volante tentou rolar para Yuri Alberto, mas foi travado pela defesa do Botafogo.
Segundo tempo
A partida continuou truncada após a volta do intervalo. Contudo, o Botafogo, ligeiramente melhor, abriu o placar aos 14 minutos. Cuiabano foi lançado no lado esquerdo e cruzou na medida para Junior Santos, que só teve o trabalho de tocar na saída de Carlos Miguel para balançar as redes.
Aos 20, o Corinthians respondeu com Breno Bidon, em chute de longa distância, mas John defendeu em dois tempos e segurou firme. Aos 22, Savarino saiu em contra-ataque e ficou de frente com Carlos Miguel, mas Cacá apareceu em cima da hora e travou.
O Timão foi com tudo para o ataque e quase deixou tudo igual com Yuri Alberto, aos 40 minutos. O atacante recebeu bom lançamento de Garro e, mesmo com pouco ângulo, bateu com a perna esquerda. A bola desviou no pé de John e acertou a trave.
CORINTHIANS 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 1º de junho de 2024 (sábado)
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Óscar Romero e Danilo Barbosa (Botafogo); Wesley e Félix Torres (Corinthians)
Cartões vermelhos: Nenhum
Público: 41.281 torcedores
Renda: R$ 2.614.293,50
Gol: Junior Santos, aos 14′ do 2ºT (Botafogo)
CORINTHIANS: Carlos Miguel; Matheuzinho (Fausto Vera), Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele, Breno Bidon (Romero), Garro e Igor Coronado; Wesley (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto. Técnico: António Oliveira
BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Hugo); Savarino (Tiquinho Soares), Luiz Henrique (Óscar Romero) e Junior Santos (Yarlen). Técnico: Artur Jorge