Na estreia do técnico Ramón Diaz, o Corinthians venceu o Criciúma por 2 a 1 nesta terça-feira (16/7), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em noite marcada também pela estreia dos reforços Hugo Souza e Alex Santana, o Timão saiu atrás do placar, mas buscou a virada na etapa final e voltou a vencer na Série A depois de duas derrotas seguidas.
O Criciúma abriu o placar com o lateral direito Claudinho na reta final do primeiro tempo, mas o Corinthians se recuperou no segundo tempo, com tentos do atacante Romero e do zagueiro Cacá.
A equipe paulista segue na 17ª posição do Brasileiro, no Z4, com 15 pontos conquistados. O Criciúma, por sua vez, se encontra na 14ª colocação, com 17 unidades.
Próximos jogos
Pela 18ª rodada, o Corinthians visita o Bahia na Fonte Nova, em Salvador, neste domingo (21/7), às 16 horas (de Brasília). Já o Criciúma enfrenta o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado (20/7), a partir das 16h.
O jogo
O Corinthians começou em cima na partida, como era esperado, mas a primeira grande chance foi do Criciúma, com Barreto. Aos 13 minutos, o volante saiu cara a cara com o goleiro Hugo Souza, que conseguiu importante intervenção. O Timão respondeu aos 20, com cabeçada perigosa de Cacá após cruzamento de Rodrigo Garro.
Aos 29 minutos, Romero “achou” passe para Yuri Alberto, que em boas condições finalizou em cima do goleiro Gustavo. Aos 33 foi a vez de Hugo assustar, com chute de longa distância que parou em nova intervenção do arqueiro adversário.
No momento que o Corinthians mais pressionava, o Criciúma abriu o placar, aos 40 minutos. Claudinho finalizou de fora da área e contou com desvio de Cacá para “bater” Hugo Souza. O Corinthians tentou responder aos 43, com Garro, em cobrança de falta que parou em defesa de Gustavo.
Segundo tempo
Logo aos dois minutos da segunda etapa, Wilker Ángel obrigou Hugo Souza a fazer grande defesa e quase ampliou para o Criciúma. Mas quem foi às redes foi o Corinthians, aos nove, com Ángel Romero, que recebeu cruzamento na medida de Hugo e finalizou sem chances para o goleiro Gustavo.
Aos 16 minutos, o Corinthians virou a partida com Cacá, que aproveitou cruzamento de Igor Coronado e, sozinho, cabeceou para o fundo das redes.
Com a vantagem, o Corinthians não teve receio em recuar para especular nos contragolpes. Apesar de ter mais a bola, o Criciúma não teve recursos para assustar a meta dos mandantes.
Ficha técnica
CORINTHIANS 2 X 1 CRICIÚMA
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 16 de julho de 2024, terça-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (VAR-Fifa/BA)
Público total: 43.241 pessoas
Renda: R$ 2.694.764,50
Cartões amarelos: Raniele (Corinthians)
Cartões vermelhos: nenhum
GOLS: Claudinho, aos 40 do 1ºT (Criciúma); Romero, aos 9, e Cacá, aos 16 do 2ºT (Corinthians)
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho (Félix Torres), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Alex Santana e Rodrigo Garro (Ryan); Wesley (Coronado), Romero (Fagner) e Yuri Alberto
Técnico: Ramón Díaz
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Trauco); Barreto, Newton, Fellipe Mateus (Bolasie) e Matheusinho (Allano); Arthur Caíke (Felipe Vizeu) e Eder (Ronald)
Técnico: Cláudio Tencati