O Botafogo venceu o Corinthians por 2 a 1, neste sábado (14/9), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso aumentou a vantagem na liderança, enquanto o Timão caiu para a 18ª posição do torneio nacional.
O Botafogo abriu o placar na reta final do primeiro tempo com Luiz Henrique, após passe preciso de Savarino. O Timão quase empatou em sequência, mas John defendeu pênalti de Romero. Os comandados pelo técnico Ramón Díaz igualaram no começo da segunda etapa com Rodrigo Garro, também em penalidade máxima. Logo em seguida, o Glorioso marcou o gol do triunfo com Thiago Almada.
Com a derrota, o Corinthians termina a noite na 18ª colocação, com 25 pontos conquistados. Caso o Cuiabá vença o Internacional na segunda-feira, o alvinegro finalizará a rodada na penúltima posição.
O Botafogo abre ainda mais vantagem na liderança, com 53 unidades. O vice-líder Fortaleza tem 49, e o Palmeiras pode chegar a 50 caso bata o Criciúma no domingo.
Próximos jogos
O Corinthians volta a entrar em campo nesta terça-feira (17/9), contra o Fortaleza, às 21h30, no Castelão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Já o Botafogo recebe o São Paulo, um dia depois (18/9), pela mesma fase da Copa Libertadores, também às 21h30.
O jogo
O primeiro tempo foi muito movimentado no Nilton Santos. Logo aos quatro minutos, Hugo Souza defendeu finalização de Savarino após erro de passe de José Martínez no meio-campo. Aos oito, foi a vez de Thiago Almada bater forte para defesa do arqueiro corintiano, que continuou brilhando na primeira etapa.
Aos 15 minutos, o Corinthians teve sua primeira escapada com cabeçada para fora de Romero após cruzamento na medida de Matheus Bidu. Aos 23, Luiz Henrique finalizou de fora da área e Hugo Souza apareceu novamente para frustrar o ataque botafoguense. Aos 33, o Timão respondeu com Raniele, que completou para fora a cobrança de escanteio batida por Rodrigo Garro.
Aos 39 minutos, o Botafogo abriu o placar com Luiz Henrique, que recebeu passe certeiro de Savarino e completou sem problemas para o fundo das redes. Logo em seguida, o árbitro Anderson Daronco assinalou pênalti de Marçal em Matheuzinho. Na batida, Romero parou em John e desperdiçou a chance de empatar para o Timão logo em seguida.
Segundo tempo
O Corinthians voltou melhor da segunda etapa e passou a empurrar o Botafogo para trás. Aos cinco minutos, Matheuzinho cruzou para Héctor Hernández, que cabeceou por cima da meta de John. Aos 14, Daronco assinalou pênalti de Barboza em Raniele após revisão no VAR e, na cobrança, Garro converteu.
A comemoração corintiana durou pouco tempo, já que o Botafogo voltou a ficar na frente no minuto 22, com Thiago Almada. O meia argentino aproveitou o rebote da defesa do Timão, limpou a marcação, e finalizou com desvio para “matar” Hugo Souza. Aos 26, o Glorioso quase ampliou com Igor Jesus, que parou no arqueiro corintiano.
Até o minuto final, o Corinthians esboçou uma pressão, mas não conseguiu levar perigo para a meta de John. O Timão ainda se viu em situação delicada, já que Matheus Bidu sentiu lesão na coxa, mas teve que seguir em campo pois que a equipe já havia feito as cinco substituições. Nos instantes finais, o técnico Ramón Díaz foi expulso por agredir um dos gandulas da partida.
Ficha técnica
BOTAFOGO 2 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de setembro de 2024 (Sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael Da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto De Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Marlon Freitas (Botafogo); Matheus Bidu e André Ramalho (Corinthians)
Cartões vermelhos: Ramón Díaz (Corinthians)
Gols: Luiz Henrique, aos 39 do 1ºT, e Thiago Almada, aos 22 do 2ºT (Botafogo); Rodrigo Garro, aos 18 do 2°T (Corinthians)
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Alexander Barboza, Bastos e Marçal (Alex Telles); Danilo Barbosa (Allan), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Igor Jesus e Jefferson Savarino (Tchê Tchê).
Técnico: Artur Jorge
CORINTHIANS: Hugo Souza; André Ramalho, Gustavo Henrique e Caetano (Héctor Hernández); Matheuzinho, Raniele (Carrillo), José Martínez (Igor Coronado), Rodrigo Garro e Matheus Bidu; Romero (Pedro Raul) e Talles Magno (Breno Bidon)
Técnico: Ramón Díaz