CORINTHIANS

Corinthians e Nike estreiam camisa em homenagem ao Mundial

Segunda camisa reforça a campanha que celebra os 25 anos da conquista no Maracanã

Corinthians e a Nike apresentam a segunda camisa para a temporada 2025, dando sequência à homenagem ao título mundial conquistado em 2000. A segunda camisa reforça a campanha que celebra os 25 anos da conquista no Maracanã. A estreia do uniforme pelo time masculino será nesta quinta-feira (15/05). Já o feminino ocorrerá no sábado (17/05).

“Mais do que uma nova peça da coleção 2025, a segunda camisa representa a continuidade de uma paixão que conecta passado, presente e futuro – um símbolo eterno de uma geração que fez história com o Corinthians”, destacou o clube.

Edílson Capetinha, ídolo do Corinthians, explicou como os jogadores do Corinthians foram determinantes para a escolha da camisa durante o Mundial.

“Eu sempre senti que, em jogos importantes, nós, os jogadores, preferíamos entrar com a segunda camisa. Parecia que entrávamos mais confiantes, imbatíveis. Tínhamos a sensação de que ninguém ganharia do Corinthians vestido de preto”, iniciou.

“Foi assim antes do jogo contra o gigante espanhol, em 2000. Fomos nós que escolhemos entrar de preto. Naquele dia, eles conheceram a força do nosso time”, ressaltou.

O design da camisa é inteiramente preta, com as áreas do ombro em branco e o escudo do Corinthians e o swoosh (logomarca da Nike) centralizados no peito, em um contraste marcante que remete ao uniforme histórico da campanha que culminou na conquista do clube.

Assim como no modelo principal, os números trazem uma faixa prateada, em alusão ao Jubileu de Prata da conquista, e a tipografia exclusiva, inspirada na fonte utilizada em 2000, modernizada em parceria com o clube.

Um detalhe simbólico ganha destaque: o número 8, usado pelo capitão naquela final, aparece com uma silhueta que remete ao troféu do mundial. Dentro da gola, a inscrição “Todo Poderoso Timão” homenageia o grito que embalou a Fiel rumo à glória mundial.

Campanha “O dia que a loucura virou mundial”

A loucura e o orgulho corinthiano são os pontos de partida para a campanha de lançamento das novas camisas. Com o conceito “O dia que a loucura virou mundial”, a campanha — assinada pela agência Wieden+Kennedy SP e idealizada em parceria com a agência Ideal Axicom — mistura jogadores que estiveram em campo no Mundial de 2000, atletas atuais e torcedores para traduzir tudo o que essa data representa para esse bando de loucos. Participam da campanha o rapper Veigh e a criadora de conteúdo digital Cruela; os ex-jogadores campeões mundiais Edílson e Fábio Luciano; o lendário roupeiro do clube, Edízio Borges; e os atletas do elenco profissional masculino e feminino: Yuri Alberto, Talles Magno, Rodrigo Garro, Andressa Alves e Gi Fernandes.

Mini-doc Corinthians 2000

Com o objetivo de resgatar a emoção da conquista e apresentar à nova geração o contexto da época, a Nike e o Corinthians, em parceria com o canal esportivo Peleja, lançaram o mini-documentário Corinthians 2000. A obra mergulha profundamente nos aspectos culturais, sociais e esportivos que marcaram o início dos anos 2000, explorando como o Mundial de Clubes daquele ano impactou o futebol brasileiro. Em um cenário de virada de século — com o temor do bug do milênio, receios sobre um possível “fim do mundo” e uma internet banda larga ainda incipiente — o filme resgata memórias e significados desse momento histórico. Com entrevistas de ex-jogadores que participaram do torneio, jornalistas estrangeiros que cobriram o campeonato, torcedores e nomes emblemáticos do futebol, o mini-doc traça um retrato fiel da magnitude do primeiro título mundial de um clube brasileiro reconhecido pela entidade máxima do futebol. O conteúdo, que já ultrapassou 1 milhão e 800 mil visualizações no Instagram, está disponível nos canais do Peleja no Instagram e no YouTube.

Desenvolvimento tecnológico

A camisa chega em duas versões, desenvolvidas para atender diferentes perfis e necessidades: “jogador” e “torcedor”.

A versão “jogador” traz a tecnologia Nike Dri-FIT ADV, que combina tecidos avançados e mapeamento corporal, garantindo ventilação estratégica, leveza e ajuste preciso nos pontos de maior exigência física. Projetada com base no movimento dos atletas, ela oferece máxima performance em campo, ajudando a controlar a temperatura corporal e proporcionando total liberdade de movimento.

Já a versão “torcedor” preserva o mesmo design icônico, com tecido Nike Dri-FIT, que absorve e evapora o suor rapidamente, oferecendo conforto no dia a dia, nos treinos e nas arquibancadas. Assim, o torcedor veste um produto pensado não só para demonstrar sua paixão pelo clube, mas também para acompanhá-lo em todos os momentos.

Sustentabilidade e impacto ambiental

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto ambiental. Desde 2010, a Nike desviou bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.

Compartilhe