Em um jogo bem disputado, o Criciúma venceu o Juventude, por 2 a 1, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Bolasie marcou os dois gols dos visitantes, enquanto Luís Oyama descontou, em jogo válido pela 20ª rodada do Brasileirão. Dessa forma, o Tigre chegou aos 21 pontos, na 12ª colocação, e ultrapassou a equipe gaúcha (13ª), que também soma 21, mas tem o saldo inferior.
Na próxima rodada, o Alviverde de Caxias do Sul visita o Corinthians, no domingo (4/8), às 16h, na Neo Química Arena. Antes disso, mede forças com o Fluminense, na quinta-feira (31/7). às 19h, pelas oitavas da Copa do Brasil, também no Alfredo Jaconi. O Tigre, por sua vez, receberá o Atlético, no sábado (3/8), às 20h, pelo Brasileiro.
Tigre arisco
No primeiro lance da partida, o Criciúma levou muito perigo à meta de Gabriel. Depois de uma boa jogada por dentro, Felipe Mateus cortou a marcação e finalizou de bico. No entanto, o arqueiro dos donos da casa espalmou para escanteio, em uma bonita defesa no primeiro minuto.
Meia leva perigo
No primeiro tempo, o melhor jogador do Juventude foi Jean Carlos, que buscou dar dinâmica ao meio de campo e arriscou algumas jogadas. Dentre elas, ele soltou a bomba de fora da área, para a defesa de Gustavo. Assim, na ponta esquerda, Erick Farias puxou para o meio e também carimbou uma finalização de longa distância e a bola passou perto da meta alviverde.
Resposta catarinense
Ainda no primeiro tempo, os visitantes também se arriscaram. Claudinho cruzou na área para Marcelo Hermes, que desviou de cabeça para a defesa de Gabriel. Nesse sentido, em outra boa chegada, Trauco mandou para área, e a bola sobrou para Allano, que carimbou a defesa.
Estufa a rede
O segundo tempo começou animado, e aos 11, a equipe catarinense abriu o placar. Rodrigo Sam errou na saída de bola, e os visitantes aproveitaram. Bolasie ficou cara a cara com o goleiro e estufou a rede para a alegria da torcida do Tigre.
Tudo igual
Três minutos depois, os donos da casa deixaram tudo igual no placar. Luís Oyama limpou a marcação e arriscou de perna direita, sem qualquer chance para Gustavo. O desvio na defesa, aliás, enganou o arqueiro do Criciúma, que ficou fora de jogada.
Paredão Alviverde
Após o gol de empate, o Criciúma foi mais perigoso e incomodou a meta do arqueiro adversário. Na sequência, Marquinhos Gabriel acionou Marcelo Hermes, que finalizou cruzado. Gabriel desviou para fora. Em outro momento, Claudinho fica na cara do gol, mas o goleiro tira com o pé.
Ele de novo
Os visitantes chegaram novamente com perigo e desta vez desencantaram. Dessa forma, Bolasie ficou livre entre os zagueiros e voltou a estufar a rede, no contrapé de Gabriel. Além disso, o Tigre teve mais qualidade para segurar o resultado e voltar a vencer pelo Campeonato Brasileiro.
Por fim, o Juventude até tentou o empate, mas se limitou a alçar bolas na área e deu chance para o adversário sair de campo com os três pontos. A equipe gaúcha, portanto, perdeu a invencibilidade em seu estádio na competição, que era de nove partidas.
JUVENTUDE 1 x 2 CRICIÚMA
Data e horário: 27/7/2024, às 19h (de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Técnico: Claudio Tencati.
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões Amarelos: Lucas Barbosa (JUV) / Wilker Ángel (CRI)
Cartões Vermelhos: Nenhum
Gols: Bolasie (11’/2ºT) (0-1); Luís Oyama (14’/2ºT) (1-1); Bolasie (37’/2ºT) (1-2)
JUVENTUDE: Gabriel; Ewerthon, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Gabriel Inocêncio; Caíque (Luís Oyama 10’/2ºT), Jadson e Jean Carlos (Nenê 10’/2ºT), Lucas Barbosa (Marcelinho 28’/2ºT), Erick Farias e Gilberto (Gabriel Tallari 10’/2ºT). Técnico: Jair Ventura.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Jonathan 44’/2ºT), Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Newton (Ronald Lopes 32’/2 ºT), Allano (Tobias Figueiredo 42’/2ºT), Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel 25’/2ªT) e Marcelo Hermes; Bolasie.