O Criciúma anunciou, nesta terça-feira (27/8), a contratação de um ex-atacante do Cruzeiro para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro. Jhonata Robert é a aposta do Tigre para reforçar o ataque na tentativa de fugir do rebaixamento.
Jhonata estava ‘encostado’ no Grêmio antes de ser liberado sem custos ao Criciúma. O clube gaúcho manteve um percentual dos direitos econômicos do jovem de 24 anos para eventual venda futura.
O atacante passou por um longo período de inatividade neste ano. Em fevereiro, o Grêmio comunicou que Jhonata havia sofrido uma lesão ligamentar no joelho esquerdo.
A última partida do ponta com a camisa tricolor foi em 10 de fevereiro, no empate por 1 a 1 com o São Luiz, na primeira fase do Campeonato Gaúcho. Ele esteve em campo por 44 minutos.
No Criciúma, Jhonata terá a missão de ajudar o time catarinense a fugir do rebaixamento à Série B do Brasileirão. Ainda com dois jogos a menos em relação a maioria dos adversários, o Tigre está na 15ª posição na tabela, com 25 pontos. A distância para Vitória, primeiro dentro do Z4, é de três.
Passagem de Jhonata Robert pelo Cruzeiro
Jhonata também vestiu a camisa do Cruzeiro em 2020. Ele foi cedido pelo Grêmio em uma operação ‘casada’, que envolveu a ida do lateral-direito Orejuela ao clube gaúcho.
Além de ceder o atacante e o volante Felipe Machado por uma temporada, o tricolor pagou cerca de R$ 700 mil pelo empréstimo do colombiano até o fim de 2020. Ao fim do período, o Grêmio tinha a opção de compra da metade dos direitos econômicos do lateral por R$ 16 milhões, mas não exerceu.
Jhonata Robert fez apenas sete apresentações pelo Cruzeiro e marcou um gol no primeiro trimestre de 2020. Ele voltou ao Grêmio antes do término do empréstimo, após solicitação da diretoria gaúcha. A motivação do Grêmio foi uma proposta mais vantajosa do Famalicão, de Portugal, pelo jogador.
Na passagem pela Toca, Jhonatan não caiu nas graças do técnico Adilson Batista e acabou se envolvendo em uma polêmica.
Incomodada com a falta de espaço do jovem, a esposa de Jhonata criticou o treinador e pediu o retorno do jogador ao Grêmio. Depois disso, o atacante precisou se desculpar publicamente com o clube celeste.